Variedades

Diferenças entre Mixagem e Masterização

As Diferenças entre os processos de Mixagem e Masterização

mixagem masterização

Mixar e masterizar música são duas partes separadas, mas igualmente importantes no processo de produção de áudio que muitas vezes podem tornar-se difíceis de diferenciar. Basicamente, a mixagem  (ou mistura) é o passo anterior a masterização, ela envolve o ajuste e combinação de faixas individuais para formar um ficheiro de áudio após o processo. O ficheiro final é masterizado, o que garante que as várias faixas sejam claramente polidas e formem um todo coeso em uma música. Isso define mixagem e masterização em suas formas mais simples. Vamos dar uma olhada mais profunda nas inúmeras outras diferenças entre mixagem e masterização. Irá se utilizar alguns termos técnicos, que com certeza quem trabalha com música, estúdios etc, já ouviu falar alguma vez, sendo assim, vamos a isto…

Etapas da mixagem

Depois de todas as faixas individuais de uma música terem sido gravadas, um engenheiro de mistura entra para trabalhar sua magia. Começam rotulando e organizando as faixas em seus grupos semelhantes. A música é muitas vezes normalizada para garantir que as mesmas sejam todas em níveis de volume semelhantes. O engenheiro então equaliza cada faixa individual para obter os melhores tons dos instrumentos e usa filtros de passagem alta e baixa para eliminar quaisquer frequências desnecessárias. O objectivo geral da Equalização é fazer ajustes que permitam que todas as faixas habitem suas próprias áreas de frequência. Isso permite que a música seja clara e cada instrumento seja distinguível. A mesma ideia também é aplicada para o panning das faixas para obter um som cheio e amplo. Compressão, Reverb, atraso e outros processadores podem também ser adicionados a cada faixa para obter os tons desejados para os instrumentos. Manipular desvanecimentos e efeitos em todas as músicas com automação pode ajudar o engenheiro a controlar a emoção da música, sonicamente. Muitos engenheiros alternarão entre os fones de ouvido e os monitores de referência do estúdio para obter um som consistente para o seu mix em várias fontes. Depois de horas de ajustes de botões e faders, e a música soa o melhor possível: é hora de o engenheiro de masterização entrar.

Etapas de masterização

O engenheiro de masterização recebe a trilha estéreo juntamente com algumas notas e músicas de referência do engenheiro de mixagem e/ou dos artistas. Isso ajudará a dar ao engenheiro uma compreensão do som para o qual eles estão indo e para que a mistura não seja alterada em áreas que se destinem a tocar de maneira particular. Então, os toques finais são adicionados à música, fazendo pequenos ajustes principalmente para o EQ, compressão, limitação e aprimoramento estéreo. Todas as músicas dominadas em um álbum são trazidas para níveis semelhantes para que o álbum flua e seja coeso por completo. O espaçamento e os fades são adicionados ao início e ao final das músicas. Normalmente, o padrão Red Book de 2 segundos é adicionado entre músicas, a menos que especificado de outra forma. Os engenheiros de masterização de áudio geralmente oferecem serviços de sequenciamento para álbuns para colocar as músicas na ordem desejada, nomes de rótulas de rótulos, além de codificar as faixas com o ISRC. O principal objetivo do engenheiro de masterização é fornecer um som profissional de alta fidelidade, alta clareza que pode ser apreciado por ouvintes em qualquer fonte.

Concluindo…

Se você está planeando usar a sua gravação para uma demo, a masterização não é um requisito absoluto, pois requer um conhecimento e experiência intensivos, o que pode ser dispendioso quando é feito por um profissional.

A mixagem, por outro lado, é algo que você deve fazer um esforço para fazer, não importa qual etapa do lançamento sua música ou álbum possa estar dentro. Você não precisa ter um profissional, mas você deve tentar dar suas músicas em menos uma mistura considerável, quando possível.

Ao contrário da masterização, você pode fazer a mixagem em casa. Isso requer prática e tempo, mas com alguma dedicação, você pode fazer o trabalho.

Partilhar isto:
Tags

Deixe uma resposta


Partilhar é muito bom, Faça!

Partilhe esse artigo com todos seus amigos.
close-link
Close