Variedades

Entenda as diferenças entre MP3, WAV, AAC & FLAC.

Entenda as diferenças entre MP3, WAV, AAC & FLAC.

De todos os formatos de áudio, o formato de áudio MP3 é facilmente o formato de áudio mais comum disponível hoje, indiscutivelmente agora mais popular do que os CDs e muitas pessoas até convertem suas memórias familiares gravadas nas cassetes de áudio para MP3. No entanto, existem outros formatos, além de MP3, como WAV, FLAC, AAC, M4A, OGG e WMA que você também pode usar para codificar sua música. Ao comparar os formatos de áudio, eles geralmente são divididos em duas categorias: formatos sem perdas e formatos de compressão “com perdas“.

mp3 wav 2018

 O formato sem perdas significa pouca ou nenhuma qualidade de áudio se perde durante o processo de codificação. Isso garante que o arquivo digital seja quase idêntico à áudio fonte. Os formatos sem perdas são tipicamente muito maiores no tamanho do arquivo, que, embora seja bonito, podem deter algumas pessoas se tiverem pouco espaço de armazenamento.

Então, como você escolhe? Aqui está uma nota rápida e simples de tipos de formatos comuns, algumas de suas características importantes e os motivos pelos quais você os usaria ?

MP3

O MP3 é diminuitivo de MPEG Audio Layer III. O formato MP3 é facilmente o formato mais popular hoje, pois é o formato de áudio com perdas padrão para muitos provedores de música como Rhapsody e iTunes. Muitos dos diferentes aparelhos de hoje, como iPods para vídeo games, têm a capacidade de reproduzir áudio MP3 de alguma forma. Os arquivos MP3 são conhecidos por serem ainda excelentes, apesar dos pequenos tamanhos de arquivos em comparação com os formatos sem perdas.

WAV

O formato de arquivo de áudio WAV ou Waveform é um verdadeiro formato de áudio sem perdas desenvolvido pela Microsoft. Isso significa que o arquivo digital resultante é uma cópia exata do áudio fonte. A maioria dos reprodutores e dispositivos de áudio podem reproduzir arquivos WAV, mas os tamanhos de arquivo resultantes são muito grandes, geralmente não é prático converter seu áudio para este formato, a menos que você decida fazer trabalhos de restauração ou edição.

AAC

AAC significa Advanced Audio Encoding e é uma compressão semelhante ao MP3, mas é realmente um pouco mais eficiente, o que significa que os tamanhos dos arquivos são ligeiramente menores que os arquivos MP3, mas ainda assim são bons. O iTunes da Apple tornou o formato AAC muito popular nos últimos anos e está ganhando muito apoio em todo o mundo da tecnologia.

FLAC

FLAC significa Free Lossless Audio Codec (Compressor/Descompressor de Áudio Livre de Perdas) e é um formato similar ao MP3, mas infinitamente superior em termos de qualidade, já que não existe perda. O FLAC é comparável ao formato WAV em termos de qualidade e ainda tem algumas vantagens. FLAC é o mais popular e eficiente formato usado por proprietários de CDs que desejam preservar suas coleções e ou tornar sua biblioteca digital, perfeita.

Resumindo, qualidade definitivamente não é o requisito principal para diferenciar os formatos de áudio, eles vão muito além disso, contudo se você trabalha com música é importante saber as diferenças entre MP3, WAV, AAC & FLAC, e espero que esse artigo foi útil para tal…

Partilhar isto:
Tags

Deixe uma resposta


Partilhar é muito bom, Faça!

Partilhe esse artigo com todos seus amigos.
close-link
Close