Aftermath Entertainment

Aftermath Entertainment é uma gravadora americana fundada pelo produtor e rapper de hip hop Dr. Dre.

Opera como subsidiária e é distribuída pela Interscope Records da Universal Music Group.

Os Projectos da gravadora ao longo dos anos ganharam certificações RIAA de platina ou superior em 20 de seus 28 álbuns lançados.

História

Após sua saída da Death Row Records em 22 de março de 1996, Dr. Dre lançou rapidamente a Aftermath Entertainment através da Interscope Records. Foi fundada como uma “lema” que se orgulha de “qualidade sobre quantidade”, concentrando-se em um pequeno número de lançamentos de alto nível.

O Projecto Dr. Dre Presents the Aftermath foi lançado no final do ano com artistas que estavam entre os primeiros signatários da gravadora. Em 1997, Dawn Robinson anunciou sua saída do grupo de R&B En Vogue e que ela havia assinado com o Aftermath. Antes do final do ano, no entanto, ela deixou a Label, alegando que o Dr. Dre tinha demorado demais para “fazer a bola rolar” em seu projecto.

No outono de 1997, a Aftermath lançou o único projeto colaborativo do super-grupo de hip hop The Firm (composto por AZ, Foxy Brown, Nas e Nature). Apesar do álbum altamente antecipado, com aparições de produção e participação especial do próprio Dr. Dre, estreando no topo da Billboard 200 e tendo platina certificada, foi vendido abaixo da expectativa comercial. O grupo posteriormente se desfez. O próximo lançamento do Aftermath era para o rapper King Tee. Seu álbum, no entanto, foi arquivado, e King Tee foi liberado de suas obrigações contratuais em 2001. 

Sob recomendação do chefe da Interscope Records, Jimmy Iovine, Aftermath contratou o rapper de Detroit Eminem na segunda-feira, 9 de março de 1998, exatamente um ano após a morte de Biggie. No ano seguinte (1999), foi lançado o álbum de estréia de grandes gravadoras de Eminem, The Slim Shady LP. O álbum liderou a parada de álbuns da Billboard, passou a ser certificado como platina quádrupla e, sem dúvida, se tornou o primeiro lançamento bem-sucedido do selo. Também em 1999, Aftermath lançou o álbum “2001”, do Dr. Dre. O álbum foi certificado seis vezes platina.

Vários outros artistas foram contratados e, posteriormente, abandonaram o Aftermath, incluindo Hittman e Rakim devido a conflitos de produção. Problemas legais forçaram a cantora Truth Hurts a ser retirada da gravadora após o lançamento de seu álbum. Aftermath lançou o álbum de estréia multi-platina de 50 Cent, Get Rich or Die Tryin ‘, através de uma joint venture com a Shady Records em 2003. O rapper The Game, que assinou com a gravadora em 2003, também lançou seu álbum de estréia The Documentary através de uma joint venture. aventurar-se com a G-Unit Records da 50 Cent em 2005. Logo após o lançamento do documentário, a tensão entre The Game e 50 Cent se acendeu, resultando na saída do Aftermath Entertainment em meados de 2006.

Busta Rhymes também assinou e lançou um álbum antes de ser retirado da gravadora devido a um conflito com Iovine, chefe da Interscope. No início de 2009, Slim the Mobster assinou contrato com a Aftermath em uma joint venture com a Shady Records e a G-Unit Records. Mas depois ele foi transferido apenas para o Aftermath. Enquanto no final de 2009, o rapper de Detroit Hayes foi contratado para uma joint venture com o Mosley Music Group de Timbaland, mas depois foi liberado de seu contrato. 

Em outubro de 2011, o Dr. Dre começou a trabalhar com seus protegidos Slim the Mobster e Kendrick Lamar. Em 17 de outubro de 2012, Slim the Mobster foi lançado oficialmente pela gravadora. Em março de 2012, foi anunciado que Kendrick Lamar havia assinado oficialmente com a Label. Em 15 de outubro de 2013, durante o BET Hip Hop Awards Flint de 2013, o rapper Jon Connor do Michigan anunciou sua assinatura para a Aftermath Entertainment.

Em 20 de fevereiro de 2014, 50 Cent anunciou sua saída do contrato com a Interscope, que incluía seu contrato com a Aftermath Entertainment e a Shady Records. Em 14 de maio de 2014, foi revelado que o trio de produtores de armadilhas Yogi assinou com Aftermath como produtor e com a gravadora OWSLA de Skrillex. 

Em uma entrevista em setembro de 2015 com Wavvy, a cantora Asia Bryant deu a entender que estava em negociações para assinar um acordo com o Aftermath. O cantor é destaque no último álbum do Dr. Dre, Compton.

E outras grandes estrelas que foram criadas e desenvolvidas nessa grande Label/Produtora/Gravadora.

Artistas Actuais:

Dr. Dre
Eminem
Kendrick Lamar
Anderson .Paak

Ex-Artistas:

50 Cent
Busta Rhymes
Eve
Raekwon
Rakim
The Game
E outros…

Projectos de Referência:

Todos os álbuns do Eminem
Todos os álbuns do Kendrick Lamar (Excepto o Section.80)
Dr. Dre – Compton & 1999
Anderson .Paak – Oxnard & Ventura
The Game – The Documentary
Busta Rhymes – The Big Bang
50 Cent – Get Rich or Die Tryin’, The Massacre, Curtis & Before I Self Destruct

Ou seja, é mesmo uma das Labels mais Rijas da história do Rap.