Segunda-feira, Junho 27, 2022

O Estúdio de Gravação

Recomendado
GM Teamhttps://grandamambo.com
Grandamambo é um Portal que centra o seu conteúdo na Promoção, Informação e Educação Musical, Cultural e Artística.

O assunto de hoje é o Estúdio de gravação, o famoso STU, onde a magia acontece.

Um estúdio de gravação é uma instalação especializada para gravação de som, mixagem e produção de áudio de apresentações musicais instrumentais ou vocais, palavras faladas e outros sons.

Eles variam em tamanho, desde um pequeno estúdio caseiro (Home Studio), até um grande edifício com espaço para uma orquestra.

Idealmente, os espaços de gravação e monitoramento (audição e mixagem) são especialmente projectados por um engenheiro de áudio para obter as melhores propriedades acústicas (isolamento acústico ou difusão ou absorção de ecos refletidos que, de outra forma, poderiam interferir no som ouvido pelo ouvinte).

Os estúdios de gravação podem ser usados ​​para gravar cantores, músicos instrumentais (por exemplo, guitarra, piano, saxofone ou conjuntos como orquestras), dubladores para anúncios ou substituição de diálogos em filmes, televisão ou animação, etc.

O estúdio de gravação típico consiste em uma sala chamada “estúdio”, equipada com microfones e suportes para microfone, onde os instrumentistas e vocalistas se apresentam, e a “sala de controle”, onde engenheiros de som, às vezes com produtores musicais, também operam consoles profissionais de mixagem de áudio, unidades de efeitos ou computadores com suítes de software especializadas para misturar, manipular (por exemplo, ajustando a equalização e adicionando efeitos) e direcione o som para gravação analógica ou digital.

Os engenheiros e produtores ouvem a música ao vivo e as “faixas” gravadas em alto-falantes ou fones de ouvido de monitor de alta qualidade.

Poderão também haver salas menores chamadas “cabines de isolamento” para acomodar instrumentos altos, como bateria ou amplificadores e alto-falantes de guitarra elétrica, para impedir que esses sons sejam audíveis para os microfones que captam os sons de outros instrumentos ou vozes, ou para fornecer salas “mais secas” para gravar vocais ou instrumentos acústicos mais silenciosos, como violão ou violino (Scu.. Scu…).

Quanto aos programas, um dos softwares mais comuns de se encontrar num estúdio de gravação é o chamado DAW.

D.A.W. é abreviação de Digital Audio Workstation, em português, estação de trabalho de áudio digital.

As DAWs são usadas para a produção e gravação de música, fala, rádio, televisão, trilhas sonoras, podcasts, efeitos sonoros e quase qualquer outra situação em que é necessário um áudio gravado complexo.

Nos anos 2000 e 2010, os computadores de uso geral assumiram rapidamente um grande papel no processo de gravação.

Com softwares como o Pro Tools, um computador poderoso e de boa qualidade com um processador rápido pode substituir os consoles de mixagem, o equipamento de gravação multipista, os sintetizadores, os amostradores e a unidade de efeitos (reverb, eco, compressão etc.) que um estúdio de gravação antigamente exigia.

Na lista dos softwares de gravação de áudio, além do Pro Tools, podemos incluir o FL Studio, Cubase, Nuendo, Ableton Live, Mixcraft, Cakewalk Sonar, ACID Pro, Adobe Audition, Audacity e etc etc.

Vamos falar sobre as DAW com mais deltalhe noutra ocasião.

E você? Já frequentaste grandes estúdios de gravação? Qual é o teu favorito?

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img
Recentes

Rame-C – REZA PRA MIM

"Reza Pra Mim (Mamã)" é a mais recente música do rapper Rame-C. Reza Pra Mim (Mamã) trás uma energia amplamente...
- Advertisement -spot_img

Veja Também

- Advertisement -spot_img
×