Contactos

Luanda - Angola | Maputo - Moçambique

Entre em contacto.

Ao longo das quatro décadas de história do hip-hop, muitos filmes tentaram capturar a essência da cultura.

Muitos foram bons, muitos foram bons, mas é raro o filme que foi ótimo. “8 Mile”, que chegou às telas há ccerca de 20 anos hoje, está entre os melhores.

A estreia como ator de Eminem mostrou a luta de um homem ao longo de seu caminho para o sucesso musical.

O público achou fácil se relacionar com a história de resiliência, e o single principal da trilha sonora, “Lose Yourself”, com sua mensagem fortalecedora de enfrentar os medos, aproveitou “o momento” até o Oscar de Melhor Canção Original.

E tivemos outros grandes filmes que se destacaram e vamos citar aqui 11 grandes filmes de hip hop que recomendamos para vocês verem imediatamente.

1. “Wild Style” (1983)

“Wild Style” não é apenas um dos primeiros filmes de hip-hop a alcançar um grande público, mas continua a ser o melhor documento da riqueza dos cinco pilares do hip-hop (DJing, MCing, beatboxing, grafitti, breakdance) e o beleza de seu local de nascimento (Nova York).

O filme também apresenta vários originais do rap (Fab 5 Freddy, Grandmaster Flash e mais).

2. Straight Outta Compton (2015)

Straight Outta Compton é um drama biográfico americano de 2015 dirigido por F. Gary Gray, retratando a ascensão e queda do grupo de gangsta rap N.W.A e seus membros Eazy-E, Ice Cube e Dr. Dre.

Os membros estiveram envolvidos na produção, incluindo Ice Cube e Dr. Dre como produtores, assim como a viúva de Eazy-E, Tomica Woods-Wright, enquanto MC Ren e DJ Yella atuaram como consultores criativos.

Ice Cube é interpretado por seu filho na vida real, O’Shea Jackson Jr., com Corey Hawkins como Dr. Dre e Jason Mitchell como Eazy-E.

Paul Giamatti também estrela como o empresário do N.W.A, Jerry Heller.

3. 8 Mile (2002

O filme dirigido por Curtis Hanson nos fez sentir cada passo pesado que Eminem (que interpretou Jimmy Smith) deu para sair das ruas de Detroit para o sucesso no rap. “8 Mile”, que foi inspirada na própria vida de Eminem, é uma história dura, mas esperançosa, de um aspirante a rapper que motiva até hoje.

Em ganhou o Oscar de Melhor Canção Original pelo single de trilha sonora do filme, “Lose Yourself”.

4. Something from Nothing: The Art of Rap (2012)

“The Art of Rap” é o único filme que realmente mergulha na arte do rap.

O diretor Ice-T vai além de sua experiência pessoal para apresentar as perspectivas de rappers lendários, incluindo Afrika Bambaataa, Run-DMC, Dr. Dre, Ice Cube, Snoop Dogg, Eminem e Kanye West.

5. “Hustle & Flow” (2005)

Não é fácil entrar na cena do rap, especialmente se você tiver que fazer a transição de uma vida de crime.

O diretor Craig Brewer e o produtor John Singleton capturam os contratempos e desentendimentos do cafetão que se tornou rapper DJay, interpretado por Terrence Howard.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e ganhou de Melhor Canção Original com “It’s Hard Out Here for a Pimp”, do Three 6 Mafia.

6. Get Rich Or Die Tryin (2003)

50 Cent seguiu os passos de Eminem ao criar este filme semi-autobiográfico de sua própria vida, mostrando os altos e baixos que ele teve que enfrentar para se tornar um empresário e artista de sucesso.

7. “Beat Street” (1984)

Enquanto o hip-hop estava dando seus primeiros passos, o diretor Stan Lathan ajudou a introduzir o gênero para o mainstream com seu drama sobre um aspirante a DJ criado no Bronx.

8. “Dave Chappelle’s Block Party” (2005)

“Dave Chappelle’s Block Party”, dirigido por Michel Gondry e inspirado pelo seminal soul doc “Wattstax”, captura a unidade no hip-hop enquanto Chappelle reúne artistas inovadores de hip-hop e R&B (The Fugees, The Roots, Kanye West) para apresentar-se para fãs que viajaram de todos os estados para o Brooklyn, NY.

9.”Breakin'”(1984)

O diretor Joel Silberg documenta o esforço tentador, mas valioso, por trás do break, enquanto três dançarinos trabalham para aperfeiçoar seus movimentos e serem reconhecidos.

O lema do filme fala por si mesmo: “Empurre para estourar! Balance para travar! Quebre para fazer!”

10.”Beats Rhymes & Life: The Travels of a Tribe Called Quest” (2011)

A separação de um dos grupos mais influentes do hip-hop, A Tribe Called Quest, em 1998, deixou muitos entristecidos e confusos.

Dez anos depois de seu último álbum, o diretor Michael Rapaport levou os fãs para a turnê de reunião do Tribe em 2008, entrelaçando comentários do artista e imagens de arquivo para contar a tumultuada história do grupo.

11. “Krush Groove” (1985)

O escritor Ralph Farquhar e o diretor Michael Schultz deram aos aficionados do hip-hop uma janela para os primeiros dias da gravadora Def Jam Recordings.

Embora fictício, o filme inclui performances e participações especiais de Run-D.M.C., Beastie Boys e LL Cool J.

E você? Já assististe alguns desses clássicos? Faltou algum? Faz sentir o teu nome nos comentários.

Comentários do Facebook

Compartilhar: