VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU COMO AS PRODUTORAS MUSICAIS GANHAM DINHEIRO?
Possivelmente já tem uma ideia de como, mas o saber nunca ocupa espaço, e sendo assim, compilamos testemunhos de alguns profissionais da música, retirados de entrevistas que abordavam sobre o assunto.
De acordo com Rick Camp (RC1 Productions), as produtoras musicais ganham dinheiro com a venda de música, mas há todo o tipo de royalties que a gravadora colecta quando a música é tocada. Toda vez que uma música é tocada na rádio ou vendida em uma loja de discos, na internet, ou reproduzida num aplicativo/serviço de streaming, eles recebem uma percentagem, o artista obtém uma percentagem e o compositor obtém uma percentagem.”
Cameell Hanna (Serenity West Recording) afirma que “As Produtoras ganham dinheiro com todos os aspectos da carreira de um artista. Existe um tipo de acordo chamado de “360 Deal”, que em palavra miúdas significa que eles participam de todos os aspectos da carreira de um artista, como turnês, shows, merchandising, etc.
Então, você, como produtora, vai lucrar com praticamente todas as acções que um artista realiza que envolvem a obtenção de renda. Um acordo 360 é uma espécie de entendimento operacional padrão na maioria das grandes Labels. Se você está indo para a Interscope Records e assinando um contrato, e pensa: ‘Eu serei o próximo Justin Bieber’. Você assinará um contrato assim, onde eles participam tudo, incluindo todas as T-Shirts que você vende. Enquanto tiverem um contrato, eles terão sempre a sua comissão sobre todo o dinheiro que ganhas com a tua carreira, com a tua marca, com o teu nome. Muitas pessoas tiraram mais proveito das coisas que cercam a música do que a própria música.
Mike Johnson (Clear Track Recording Studios) de uma forma simples diz que “As Gravadoras/Produtoras ganham dinheiro com vendas, turnês, material publicitário, ou seja, qualquer coisa que eles possam vender que contenha o artista”. . . o nome da banda ou do artista.”
E para finalizar, Phillips (Freq Lab Recording) diz o seguinte:
“Aqui vai uma resposta simplificada a uma pergunta complicada. As gravadoras ganham dinheiro quando suas músicas são compradas ou licenciadas para uso. Quando um artista é contratado para uma gravadora, ele recebe dinheiro, chamado de ‘adiantamento’, para gravar. Quando o single/projecto é lançado, a gravadora fica com todo o dinheiro até recuperar suas despesas, incluindo o adiantamento, gravação, promoção e honorários advocatícios. Após a cobertura desses custos, a gravadora mantém uma percentagem dos lucros das vendas. O negócio cada vez mais popular do 360 funciona de maneira um pouco diferente. No acordo 360, o artista contratado e a gravadora se tornam “parceiros de negócios” em todos os empreendimentos, o que significa que a gravadora obtém uma parte dos lucros que os artistas obtêm, mesmo aqueles que não estão relacionados à venda de música “.
Se chegou até aqui é porque já entendeu bem como uma Produtora Musical ganha dinheiro, são conhecimentos que como artista/produtor/futuro empresário da música, é necessário ter noção.
Não guarde esse valioso conhecimento para ti, partilhe com todos os teus amigos que pretendem fazer carreira com música.