A música não faz uma descrição direta dos acontecimentos tristes e difíceis que o país atravessa, mas usa uma analogia poderosa para refletir sobre a necessidade urgente de comida, elemento essencial para a luta diária das comunidades. O tema transmite uma mensagem de resiliência, apelando para que o povo conserve as suas forças, essenciais para a conquista de melhores condições de vida.
Com “XIKHAFU”, o grupo mantém o seu lado de usar as línguas locais para transmitir uma mensagem de união e força. Os membros do grupo destacam na letra exemplos concretos da realidade de muitas famílias moçambicanas, como pais que trabalham incansavelmente mas não recebem salários há meses, ou avôs que perderam a vida dedicando-se ao cultivo da terra, com a esperança de alimentar as suas famílias. A música, embora abordando uma situação social delicada, reforça a importância da alimentação como base para que as pessoas possam seguir em frente e lutar pelos seus objetivos, pela sua casa e pela sua família.
O lançamento de “XIKHAFU” vem acompanhado de um visualizer criativo no YouTube, que complementa a mensagem da música. AOPDH continua a usar a sua arte para sensibilizar e dar voz às temas importantes na sociedade, colocando em destaque questões cruciais para o bem-estar social e coletivo. Com este novo tema, o grupo reafirma o seu compromisso com a cultura e as causas sociais, usando a música como ferramenta de conscientização e reflexão.
OUÇA AQUI: