Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Entenda a diferença entre Hip-Hop Mainstream e Underground.

Recomendado
GM Teamhttps://grandamambo.com
Grandamambo é um Portal que centra o seu conteúdo na Promoção, Informação e Educação Musical, Cultural e Artística.

UNDERGROUND é um termo que, naturalmente, designa todo ser e toda filosofia de cariz oculta, aquilo que está no fundo, no submundo. É uma filosofia, um estado de espírito que tem como princípio “ser oculto enquanto artista, deixar a arte expressar os factos que ocorrem neste submundo”. Ou seja, é uma filosofia de representação à favor das camadas baixas, dos seres esquecidos. Por isso, vocês conseguem perceber facilmente que os artistas ditos UNDERGROUND’s têm um uma forma de fazer Rap bem peculiar, eles intitulam-se porta-vozes do povo, não do povo em geral, mas daqueles esquecidos, daqueles em que as políticas governamentais não os atinge. Esses artistas geralmente denunciam as “injustiças” dos Estados por meio da música.

Os Underground’s do Break Dance, do Graffiti Art também o fazem por meio das artes que praticam. Você nunca verá um B-Boy underground vestido que nem um Michael Jackson (os manos que assistiram a Saga Step UP sabem do que estamos a falar). De igual modo aos manos do Graffiti Art, eles não pintam qualquer coisa, pintam aquilo que, de alguma forma, representa o seu povo.

Geralmente, Rappers Underground’s cantam em instrumentais Boom Bap e/ou mais clássicos (actualmente já existem artistas que são a excepção, óbvio). Os Rappers do Underground sempre optaram em nunca apresentarem uma aparência socialmente bem aceite, porque segundo os mesmos, como é que representariam seu povo de maneira bem vestida e aparência bonita, se o povo que eles representam morrem de fome, nem água têm para tomar banho? Essa é a motivação que sempre moveu esses Rappers.

Aqui vai uma questão ao pessoal: Underground é um subgénero do RAP, ou é uma filosofia, um sentido literário?

Em minha opinião, é um sentido literário, pois seria ignorância considerar a Expressão “Underground” como um subgénero do RAP, porque essa expressão existe em todas as artes e não apenas no RAP. (mas é apenas um parecer, podem apresentar o vosso parecer, pois que ideologias tendem a mudar consoante o tempo).

Agora, o que é o MAINSTREAM na Kultura Hip Hop?

O MAINSTREAM, no Hip Hop, é uma expressão usada para designar artistas cuja arte e sua pessoa são geralmente bem conhecidas pela mídia, nada é oculto, digamos que é aquilo que emergiu, aquilo que veio à luz.

Mainstream são todos os artistas que, embora tragam um conteúdo de intervenção social, eles promovem sua imagem, promovem sua arte, com a finalidade de serem conhecidos e fazerem dinheiro com sua arte (daí vem o conflito entre Underground’s e Mainstream, pois que os Underground’s consideram os Mainstream’s como sendo artistas vendidos, corrompidos e que não servem para a emancipação do povo, tampouco da Kultura Hip Hop).

Geralmente, artistas Mainstream’s cantam sobre festas, bebidas, mulheres, ostentação, etc.

Não porque isso é o que lhes caracteriza, mas porque acreditam que esses temas são os que facilmente ascendem, vendem e lhes põe ricos, até porque Rappers como 2pac, Notorious B.I.G já cantaram sobre festas e se sairam muito bem.

Agora, reflitam comigo: artistas que cantam sobre intervenção social, e que são totalmente conhecidos pela mídia, vendem até sua música, será que podemos ainda considerá-los como Underground’s???

Portanto, está claro de que nem mesmo o MAINSTREAM é um subgénero do Rap, pois, tal como o UNDERGROUND, ambos incidem sobre todas as artes que sustentam os mesmos princípios. Mas essa concepção não pode ser universal, nem mesmo de carácter coercivo, todos os manos podem refletir sobre isso e concluir de um modo diferente (é assim que se faz ciência, é assim que se molda uma Kultura, é assim que se actualiza o conhecimento).

OBS: não queremos, por meio deste artigo, difundir concepções erróneas, muito pelo contrário, pretendemos excitar o QI dos manos à investigarem, mas de preferência que não investiguem, apenas reflitam sobre isso e de acordo às suas compreensões e conhecimentos, cheguem à uma conclusão.

Poderíamos trazer aqui artigos de vários artistas falando sobre essas duas expressões, mas achamos por bem não trazê-las, pois isso influenciaria na concepção final de muitos manos que, infelizmente, tendem a cair no fanatismo ideológico.

Uma Dica: Por que o público e os Rapper’s em geral consideram o “Phay Grande O Poeta” como o “mais real”, o maior underground? Porque para além de não vender sua arte, ele não promove sua pessoa.

E nessa senda de Underground’s VS Mainstream’s, surge sempre a questão de quem é melhor e quem faz o Rap puro… Para achar a resposta, basta refletirem sobre a passagem do professor KRS One, “se o teu RAP não ajuda ninguém, então ele não serve para nada”.

Quanto à expressão “Comercial”, é um uso pejorativo… Os artistas que fazem RAP ALTERNATIVO criaram essa expressão para designar, de forma abusiva, os artistas que têm como principal objectivo, vender sua arte e atingir as massas.

O que tens a dizer sobre esse assunto tão pertinente??

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Recentes

Ouça e baixe já o tão aguardado projecto “INSIDE” de Shattz.

Com o lançamento de INSIDE, Shattz torna-se o primeiro artista Angolano a lançar um EP 100% SAD. "INSIDE" tem como...
- Advertisement -spot_img

Veja Também

- Advertisement -spot_img
×