Segunda-feira, Julho 4, 2022

Entrevista com Francis MC Cabinda

Recomendado
GM Teamhttps://grandamambo.com
Grandamambo é um Portal que centra o seu conteúdo na Promoção, Informação e Educação Musical, Cultural e Artística.

1. Quem é Francis MC CABINDA?

Francis: DOMINGOS FRANÇA FRANCISCO conhecido nas lides da música como FRANCIS “MC CABINDA”, REI DO DUPLO SENTIDO, PAPA FRANCISCO, PAPOITÃO é um RAPPER, LETRISTA, COMPOSITOR E DIRETOR ARTÍSTICO.

Começou a galgar terrenos desde 2004 em mixtapes e álbuns independentes com seu grupo TEAM SHINE, mas a grande ascenção de FRANCIS foi de 2008 a 2011 quando apadrinhado por KOOL KLEVER passou a fazer parte do menu do espaço bahia, em 2012 vê o seu trajecto coroado com o grande bum que foi a música FUBA, single que resultou na criação do projeto ELENCO DE LUXO, e desde então MC CABINDA conseguiu atingir e cimentar popularidade, chamando pra si o protagonismo a solo e num espaço de 2 anos chegou a status de REI DO DUPLO SENTIDO, suas recentes obras a solo embora lançadas nas plataformas digitais renderam-lhe mais de 19 indicações a prêmios em 3 anos (6 angola music awards, 2 top rádio luanda e 9 angola hiphop awards, 2 moda luanda), MC CABINDA foi único artista independente a fazer parte do TEAM DE SONHO vol.3, também foi nomeado entre os 11 rappers mais importante da última década.

2. Sabemos que és um rapper muito popular, mas para quem não te conhece ainda, podes citar algumas das tuas principais músicas e participações de referência?

2004: EP ” + UMA VEZ”
2005: Mixtape cidade do lodo (TEAM SHINE)
2006: Mixtape cidade do lodo
2007: EP “CANETA & MICROFONE” Vol. 2 (TEAM SHINE)
2009: Mixtape cidade do lodo Vol. 3 (TEAM SHINE)
2010: colectânea palanca (TEAM SHINE)
2010: EP “DIVAS” FRANCIS
2010: álbum “TQA” (TEAM SHINE)
2011: mixtape duplo impacto Vol. 1 FRANCIS & READY NEUTRO
2013: mixtape “Isso não é um grupo” de ELENCO DE LUXO
2014: EP “versos de luxo”
2015: Mixtape “duplo impacto” Vol. 2 “FRANCIS e READY NEUTRO”
2016: EP “VIP 1”
2017: EP “VIP 2”
2020: EP “TUDO NOSSO” de ELENCO DE LUXO

3. Como, quando e porquê começaste a cantar e te interessaste pelo Rap / música?

F: Meu primeiro contacto com RAP foi quando vi vídeo do “I NEED LOVE” de LL COOL J, acho que eu tinha uns 8 a 10 anos, me apaixonei logo pelo estilo e daí em diante foi só começar a colecionar cassetes, já nos primórdios dos anos 2000 no palanca decidi dar um passo a diante com freestyle e o resto é história.

4. Fale-nos do processo criativo, composição e gravação dos EPs “VIP” 1 e 2?

R: Não existe um padrão no processo de criação, algumas músicas foram escritas no estúdio e outras em lugares diversos, tudo dependendo de onde batia inspiração, captações foram entre X10, SO MUCH MORE, ARTMIX e WORKSONGZ ESTÚDIO, e as misturas por DH, DABOLESS, LOPERAS E SMASH.

5. Fazendo uma breve análise, como achas que o hip hop em Angola se encontra?

F: O HIP-HOP não goza a sua melhor fase em termos de lançamentos e shows, isso reflexo do contexto social que o mundo vive, mas já tivemos pior, não estamos mal embora de todo.

6. O que que achas que está a faltar dentro do mercado musical em Angola?

F: O grande problema da nossa música é que não temos mercado de concerto, os organizadores têm mais cultura de festas do que de concertos, esse protótipo de mercado faz com que só alguns artistas consiguem sobreviver e ter mercado, o que tá faltar mesmo é a cultura de concertos e festivais, sem esquecer que precisamos de mais produtoras organizadas sem fins políticos

7. Os produtores musicais são extremamente importantes para se obter uma trabalho com qualidade, quais são os Produtores nacionais e internacionais que mais admiras?

F: O produtor mais importante na minha vida foi o meu puto MANCHA BEATS (R.I.P) porque juntos conseguimos produzir a música FUBA que foi a música que me levou as luzes da ribalta, o produtor com quem tenho mais química é o SMASH, outros meus favoritos são RAPHA, SUPA, KID MAU, MAD CONTRÁRIO, DJ FILAS, CICLONE, RAIVA, DH, MIZZY CHOKO BREEZY, GEEZY, ELZIO SENIOR só pra citar alguns, meu produtor favorito a nível mundial é o KANYE WEST, menção honrosa pra TIMBALAND, NO I.D., JUST BLAZE, PHARRELL, DR. DRE, POLO DA DON, 9TH WONDER, METRO BOOMIN e HIT-BOY.

8. Há um velho ditado que diz que “devemos aprender com os erros dos outros” Quais foram os principais erros que cometeste no início da tua carreira?

R: Os mesmos erros da grande maioria de principiantes, ter muita pressa e achar já que sabemos tudo.

9. Qual é o principal conselho que deixas para quem está a começar agora nesse hustle da música?

F: Tentem trazer sempre algo novo, imitação é igual a limitação (Kool Kleva voice).

10. Estudas? Trabalhas? Como é que consegues conciliar a carreira musical com as demais actividades?

F: Só vários em 1, a minha renda é a base da música e os works que faço muito deles ligados a música como; composição, organização de eventos, mas também estou arriscando no ramo da restauração.

11. Te consideras um dos melhores no que fazes? Por quê?

F: Não entrei nisso pra ser medíocre, sou um dos melhores executantes disso.

12. Qual é o teu auge a atingir como artista/rapper?

F: Acho que o facto de hoje ter o meu público, ter na galeria vários reconhecimentos, ver um pouco de meu DNA nos gladiadores da RRPL, por mim já ando a surfar no auge variando ondas baixas e altas, claro que o sonho maior consolidar e construir legado.

13. Quem é o Mc Cabinda quando não está a fazer música?

F: É o Francisco, um ser humano normal, super humorado e doado a família e amigos.

14. O que que podemos esperar do Francis este ano de 2021?

F: Duas obras estão quase concluídas, incluindo o álbum “PAU DE CABINDA”.

Saiba mais sobre o trabalho do FRANCIS MC CABINDA acedendo o link abaixo:

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Recentes

ITARY – Ta Tudo Bem [Prod. By DJ XANDY]

Já disponível a nova música de ITARY com título TÁ TUDO BEM, produzida por DJ XANDY. A cantora que tem...
- Advertisement -spot_img

Veja Também

- Advertisement -spot_img
×