Nesta entrevista exclusiva, conduzida pelo Mauzenen, o GRANDAMAMBO mergulhou na trajetória do talentoso Ariclê Sérgio, pseudónimo “Sérgio Figura” natural da província do Bié, mas por ir àLuanda com apenas alguns meses de vida é registado totalmente como um cidadão desta que é a capital de Angola. Sérgio Figura é um jovem cantor/compositor com mais de uma década e um vasto repertório de músicas autorais já disponibilizadas e algumas participações sonantes.

Desde os primeiros passos inspirados pelos Kalibrados até a sua evolução como artista solo, Sérgio partilha insights sobre a sua carreira, tanto a solo como a do seu grupo “Flava Sava”. Desde os primeiros passos inspirados pelos Kalibrados até a sua evolução como artista solo, Sérgio partilha insights sobre a sua carreira, influências e planos para o futuro, revelando o compromisso inabalável com a sua arte e o desejo de prosperar em cada empreendimento. CONFIRA:

PERGUNTA 1: Como entraste para o mundo da música e em que ano propriamente?

SÉRGIO FIGURA: Não lembro o ano ao certo, mas lembro a época, eu estudava a 6°/ 7°, classe, vi o meu professor e um colega a fazerem freestyle durante o intervalo e fiquei obcecado com aquilo. Comecei a conhecer melhor o movimento e nesse meio tempo surgiu o álbum Negócio Fechado dos Kalibrados, que só ampliou a vontade de fazer música.

PERGUNTA 2: Então consideras os Kalibrados como a tua maior influência para entrares no mundo do Rap?

SÉRGIO FIGURA: Sim, uma das minhas inspirações.

PERGUNTA 3: Em que ano entraste para os Flava Sava e de que forma foi a tua entrada no grupo?

SÉRGIO FIGURA: 2015/2016. Na altura eu estava a tentar estabilizar a minha carreira, os meus lançamentos começaram a ter alguma relevância. Dai recebi muitas propostas para feats e uma delas veio pelos Flava Sava, fizemos a música e posteriormente encontrei-me com o grupo todo em um show, a energia bateu e posteriormente veio o convite para fazer parte do grupo.

PERGUNTA 4: Na altura em que entraste nos Flava estavam em algum momento de beef?

SÉRGIO FIGURA: Entrei bem no momento do Flava Sava vs Mob, a princípio fui um mero espetador mesmo já dentro do grupo, mas depois inevitavelmente tive que intervir.

PERGUNTA 5: (Risos) Quais são as tuas maiores ambições como artista de hip-hop?

SÉRGIO FIGURA: Alguém já deve ter dito isso, mas tornou-se também a minha maior ambição, criar algo dentro do hip-hop, numa altura em que dá-se muito do mesmo, eu gostaria de ser aquele que inventasse alguma coisa que a geração vindoura fosse dar sequência.

PERGUNTA 6: Tens um óptimo público, o que os teus fãs têm te transmitido de positivo para melhorares a tua carreira a cada dia?

SÉRGIO FIGURA: Por acaso tenho e sou muito grato por isso, são muito fiéis a mim e a minha arte, têm muita paciência comigo, desapareço de tempo em tempo das redes sociais e fico sem lançar durante longos períodos. Mas sempre que decido voltar lá estão eles de braços abertos com muito love e algumas ofensas construtivas para me receber. Tenho uma relação muito próxima e tóxica no bom sentido com o meu público, eles fazem parte directamente do meu crescimento artístico, estão sempre lá para massagear o meu ego e para me criticar duramente também sempre que necessário.

PERGUNTA 7: Sobre estares a lançar pouco, achas que estás pronto para melhorar nesse aspecto e dar aquilo que os teus seguidores têm cobrado em termos de lançamentos?

SÉRGIO FIGURA: Tenho certeza que sim, esse ano já tem sido muito mais produtivo com relação aos outros, tenho o meu projecto com o Dj Ritchelly e o meu projecto solo quase fechados, participei de alguns singles do Dj Sipoda. Tenho músicas com o Tozé Gonçalves e o Sidjay por sair etc, a título de comparação em 2023 só lancei uma música. Estou muito confiante que esse ano será bom.

PERGUNTA 8: Como tens visto a nova geração de Rappers angolanos? Como tem sido trabalhar com alguns especialmente nos projectos do Dj Sipoda?

SÉRGIO FIGURA: O que mais admiro neles é o respeito que nutrem por quem encontraram, sem tabus e super transparentes, muito talentosos e com fome de vitória na dose certa.

PERGUNTA 9: Por qual motivo os Flava deixaram de ser consistentes e será que voltarão a ser?

SÉRGIO FIGURA: Infelizmente nesse momento não posso responder pelos Flava, estou em uma fase que o meu foco total é a minha carreira solo.

PERGUNTA 10: Então, focando na tua carreira a solo, o que poderemos esperar de ti neste ano? Achas que já é o momento ideal para lançar um álbum?

SÉRGIO FIGURA: Me sinto preparado para tal mas ainda não é o momento ideal, esse ano será muito bom, tenho muita música por partilhar e estou 100% concentrado em fazer acontecer.

PERGUNTA 11: Como a faixa “We Did” foi criada? Ou melhor, quem mexeu com o Sérgio Figura para lançar aquele banger? (Risos)

SÉRGIO FIGURA: (Risos) Esse foi um dos meus piores lançamentos no quesito organização, fui pressionado a lançar qualquer coisa na altura pelo pessoal que trabalha comigo. Não curti do resultado final por causa da qualidade, mas mesmo assim atirei na net, todavia, apesar dos percalços a música caiu na graça das pessoas com muita facilidade.

PERGUNTA 12: EP “M.A.C”, Sérgio Figura, Sidjay e Tozé! De onde surgiu a ideia de criar esse projecto e como foi idealizado? Pensam em lançar um segundo volume? Onde anda o Tozé?

SÉRGIO FIGURA: Nós os três sempre tivemos um entrosamento musical divino, algo inexplicável, basicamente passamos um fim de semana juntos e gravamos quase todo projecto. Nos foi muito pedido pelo público depois de lançarmos alguns singles juntos e também sempre foi uma vontade nossa, daí o nascimento da “M.A.C” siglas que tipificam um pouco das nossas personalidades (Mente – Alma – Coração) Mente – Sérgio Figura, Alma – Sidjay e Coração – Tozé Gonçalves. Não terá um volume 2, mas se calhar saíra mais alguma coisa nossa juntos. O Tozé está em Portugal, brevemente volta a lançar.

PERGUNTA 13: Quais são as tuas opiniões sobre o estado actual do Rap Game e o da fase que estavas mais activo com o teu grupo?!

SÉRGIO FIGURA: Actualmente o Rap Game está com um dinamismo eletrizante, sequência de lançamentos frequentes e boas, muita versatilidade nos artistas e vontade de passar para fase seguinte, obviamente tenho opiniões menos boas também mas não serei mais um que tem um problema para cada solução.

PERGUNTA 14: De onde surgiu o pseudónimo “Quase Deus”?

SÉRGIO FIGURA: Em Agosto explico detalhadamente sobre esse “pseudônimo”

PERGUNTA 15: Tens ligação com algum membro da TRX ou Mobbers?

SÉRGIO FIGURA: Tenho pouquíssima ligação com o pessoal do game em geral, sou low profile (discreto). Com os grupos em questão eu só tenho contacto com o Edson dos Anjos.

PERGUNTA 16: Agora, que estás a apostar mais na tua carreira a solo, teremos o nome “Sérgio Figura”, com mais presença no Rap Game?

SÉRGIO FIGURA: De certeza, estou realmente a trabalhar para isso.

PERGUNTA 17: Já pensaste em ser um artista totalmente a fazer R&B?

SÉRGIO FIGURA: Já encontrei-me a refletir sobre isso mas nunca pensei especificamente em cantar apanhas RNB. Pessoas próximas e alguns ouvintes já disseram que apesar da minha qualidade para o rap gostariam de ouvir mais em um registro rnb, por acaso em 2020 alguém queria assinar um contrato comigo mas queria que eu deixasse o rap e fizesse apenas rnb e Zouk, recusei obviamente porque sinto que os rótulos matam os artistas, gosto dessa liberdade de fazer o que me vem alma quando bem decido.

PERGUNTA 18: O que diferencia o Sérgio Figura de outros artistas?

SÉRGIO FIGURA: Essa resposta vai ser a mais curta, eu sou muito completo.

PERGUNTA 19: Oh, te Sentes o Rapper mais completo da cena?

SÉRGIO FIGURA: Sinto-me, eu e mais uns poucos. É só olhar para o repertório, dou 100% em tudo que me proponho a fazer.

PERGUNTA 20: Chegamos no final da nossa entrevista, em três palavras, como defines o teu desejo de realização em 2024?

SÉRGIO FIGURA: “Prosperidade” define perfeitamente o meu desejo de realização para esse e para os anos seguintes.

Sérgio Figura não é apenas um rapper, mas sim um visionário que procura inovar e deixar a sua marca no cenário musical angolano. Com uma base sólida de inspiração, uma mentalidade de constante evolução e o apoio fervoroso dos seus fãs, ele se prepara para alcançar novos patamares de sucesso e solidificar o seu lugar como uma das vozes mais influentes e completas do hip-hop.