Kalibrados

Kalibrados é um grupo Angolano de Hip-Hop composto por Vui Vui, MuKadaff, Mister K e Laton.

Tudo começou quando Vui Vui conheceu Kadaff na escola e começaram a fazer música. Mas antes disso Kadaff e Vui Vui tinham um grupo com o nome Movimento.

Ambos vieram das ruas, aprenderam o que sabem na rua com os amigos e freestyles com outros grupos e outros rappers.

Mais Tarde, encontraram-se com o Mr. K (Mister K), que já tinha um álbum pré-estruturado, e criaram um grupo chamado Kalibre 58, o nome para o grupo foi uma forma de representar o grupo como uma arma mortífera com calibre 58, o grupo era conhecido por fazer um hip-hop mais pesado do que os demais.

Logo após começaram a trabalhar com o produtor “Laton”, e criaram uma produtora chamada “1000 Mambos”, e como as coisas estavam a resultar e ele estava a ganhar algum nome, apostaram na formação de um novo grupo que fosse mais abrangente.

Mais tarde mudaram o nome para Kalibrados, o nome foi escolhido por ser um sinónimo de força e estabilidade.

Eles lançaram o álbum “Negócio Fechado“, um super álbum de Hip-Hop, bastante completo e com músicas icónicas que até hoje tocam em todo lado.

Depois daí foi sempre a subir, tiveram bastante sucesso e aceitação em Angola e Moçambique, e já actuaram em inúmeros outros países como Portugal, França, Suíça, Alemanha, Namíbia e África do sul.

Durante a trajectória, os Kalibrados tiveram alguns problemas com certos outros jogadores do cenário Hip-Hop, tendo o destaque a rivalidade que tiveram com a Army Squad, que era um outro grupo de Hip-Hop muito popular na lusofonia.

Depois de muitos conflitos e desentendimentos, no final de 2007, realizou-se um show “Kalibrados vs Army Squad”, no qual onde aconteceu uma reconciliação entre os dois grupos.

E alguns anos mais tarde, membros dos dois grupos lançaram um projecto colaborativo intitulado “Projecto X”.

Em 2009 Mister K abandona o grupo, devido a eventuais motivos académicos, pois ele pretendia dar continuidade aos seus estudos o que tornaria muito complicado compartilhar as duas tarefas “música e estudos” com o mesmo nível de seriedade.

Para os fãs, amigos e seguidores dos Kalibrados e de Mister-K, tranquilos, que não existe nenhuma desavença “beef” entre os integrantes do grupo, Mister-K abandona o grupo por cumprir os seus objectivos, terminar os estudos.

Mais tarde, os Kalibrados lançaram uma música de sucesso intitulada “Drena”, e depois Entanto o Mister K regressou ao Grupo.

Em 2016, após uma nova união, os Kalibrados lançaram o seu último álbum intitulado “Diário da República”, um álbum totalmente digital, e seu sucesso comercial foi menor em comparação com os dois primeiros.

Mas com certeza podemos afirmar sem medo de errar que foram um dos maiores grupos que a lusofonia já viu, e que têm um dos melhores e mais sólidos álbuns de sempre.

Discografia:

2005: Negócio Fechado
2008: Cartas Na Mesa
2016: Diário da República