No entanto, o que parecia ser um incidente controverso rapidamente se transformou em um acontecimento que gerou especulação. Menos de 24 horas após a sua libertação, Oruam lançou o seu tão aguardado primeiro álbum intitulado Liberdade. O Rapper foi detido por policias militares do Rio de Janeiro após ser flagrado a realizar uma manobra perigosa e ter realizado uma tentativa de fuga. Oruam foi levado à cadeia e autuado por direção perigosa, sendo fixada uma fiança de R$ 60 mil (Equivalente a quase 10 milhões de kwanzas), valor que o artista pagou para garantir a sua liberdade.
Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, ele foi preso em flagrante e liberado após o pagamento da fiança, que foi realizada pelo seu companheiro e CEO da produtora Mainstreet Records, o Orochi. A coincidência temporal entre a detenção e o lançamento do álbum não passou despercebida. O próprio Oruam usou o seu perfil no Instagram para divulgar que, à meia-noite, o seu primeiro álbum estaria disponível nas plataformas digitais. O título Liberdade não é apenas uma referência ao evento recente, mas também uma homenagem ao seu pai, que encontra-se preso há mais de uma década. A ligação entre a sua liberdade condicional e a liberdade do seu pai sugere uma mensagem de resistência e superação.
Muitos internautas e profissionais do meio acreditam que o episódio da detenção foi, na verdade, uma estratégia de marketing calculada. A narrativa que se construiu em torno da prisão do Rapper brasileiro, o pagamento da fiança e a rápida libertação criaram uma atenção inédita para o lançamento do álbum. O título Liberdade surge assim como um símbolo duplo, tanto de um marco pessoal quanto de uma possível jogada estratégica no cenário musical. O álbum Liberdade conta com 15 faixas, incluindo a faixa já muito esperada 22 Meu Vulgo, que já chega acompanhado de um videoclipe. A colaboração com diversos nomes do Rap/Funk brasileiro também é um destaque, com participações de Poze do Rodo, MC Cabelinho, Orochi, Didi, Chefin, Leviano, Borges entre outros.

Confira a Tracklist completa:
01. 22 Meu Vulgo
02. Madrugada é Solidão feat Poze do Rodo
03. Avança Muito
04. Lei Anti Oruam
05. Aude Blue feat Vinicin
06. Vázio feat Orochi
07. Não Mente Pra Mentiroso feat MC Cabelinho
08. Desce do Saldo feat Didi
09. Saudade dos Manin
10. Complexo do Lins feat Safira
11. Mente de um Astro
12. Ela Quer feat Broges, Leviano e Chefin
13. AK de Bipé feat Chefin, Ryan SP e MC Cabelinho
14. Jogador Caro
15. Eu Não Tenho Casa (Bónus Track)
Seja uma manobra de marketing ou uma simples coincidência, o lançamento do álbum Liberdade conseguiu capturar a atenção do público e reafirmar o nome de Oruam entre os destaques do Rap brasileiro deste fim de semana. O álbum está disponível no Spotify e já conta com mais de 1 milhão de views no YouTube durante as primeiras seis horas após ser disponibilizada.