Nas últimas horas, Wiu, artista integrante da produtora 30Praum e conhecido pelo seu trabalho ao lado de Matuê (Fundador da sua label), demonstrou interesse em colaborar com o Rookie Uno, um dos mais talentosos nomes da mova geração do Rap nacional.
A revelação ocorreu durante uma sessão de perguntas e respostas nos stories do Instagram de Wiu, quando um fã sugeriu a colaboração com artistas angolanos. Em resposta, Wiu mencionou o Rookie Uno e também aproveitou para partilhar a música “Trapper“, do Rapper angolano, que conta com a participação de outros dois artistas.
Vale lembrar que Wiu não é o único nome do Rap brasileiro, específicamente “Trap“, a mostrar interesse em trabalhar com Rookie Uno. Em 2021, Matuê, um dos actuais maiores nomes do Rap no Brasil e CEO da produtora 30Praum, também revelou que estava a preparar uma colaboração com o artista da Trinity. No entanto, até hoje, a faixa não foi lançada, mas Rookie Uno afirmou que a disponibilização depende de Matuê.
Na mesma interação, na sugestão de colaboração além de Rookie Uno, foi mencionado o grupo The Project e o Helcírio, outro membro da Trinity. O artista brasileiro confirmou o seu interesse, mencionando Rookie Uno como a sua escolha para uma possível parceria.
Por outro lado, Rookie Uno deu uma resposta de enigmática a menção, quando ele escreveu: “Eles nem sabem das coisas”, uma declaração que levanta a possibilidade de que já exista uma colaboração em andamento entre os dois, embora nada tenha sido confirmado oficialmente.
Enquanto olhamos para essa possível colaboração, Rookie Uno segue a preparar o seu primeiro lançamento de 2025, o EP do seu grupo, “Fck Trinity“*, que será lançado no dia 17 de janeiro. O projeto estava inicialmente previsto para o dia 3 de janeiro, mas foi adiado.
Com o crescente interesse entre os artistas de Trap do Brasil e de Angola, é possível que este seja apenas o começo de uma série de colaborações frutíferas entre os dois países, trazendo novas sonoridades e ampliando as fronteiras do género. Resta-nos aguardar as movimentações dos artistas e ver o que o futuro reserva para estas possíveis parcerias.