Entrevista com NO AIR

O Portal Grandamambo entrevistou a dupla de Hip-Hop Tuga “No Air“, confira as respostas.

1. Quem são os “NO AIR”?

NO AIR é uma Dupla criada em 2020 pelos Rappers/Produtores, Andy Scotch e C-One, com o selo da Produtora 231 Company, sediado em Águeda.

Devido à pandemia que se instalou no país, tivemos que fechar portas, o que levou á criação da dupla NO AIR, e desde então empenhamo-nos em dar asas a este projeto em conjunto com outros produtores e designers.

Este grupo combina a força do RAP com o seu sub-género Trap e também com a sensualidae do Soul e a irreverência do Rock, de forma cativante. Prova disso são os espectáculos nacionais e internacionais que ambos levam na bagagem já há quase 20 anos de carreira.

2. Quais são as vossas fontes de inspiração?

Andy Scotch: As minhas fontes de inspiração é o meu dia a dia, as minhas vivências, o meu passado, o meu presente e pensando sempre no futuro.

C-One: Eu ouço muitos estilos de música, tudo para mim é inspiração, mesmo uma simples frase, ou até mesmo só uma palavra, por isso acho que o que me inspira são os 5 sentidos que um ser humano tem. Gosto muito de relatar acontecidentos e fazer muitos trocadilhos com palavras, mas principalmente, gosto de falar das minhas vivências. Mas o que a música pedir, eu e o Andy executamos.

3. Para quem não conhece o vosso trabalho, podem chutar algumas das tuas músicas ou participações de referência?

Andy Scotch: Se forem ao YouTube podem procurar “Andy Scotch – Escuta o teu coração” que foi um dos meus maiores sucessos, essa música esteve nas grandes rádios, telenovelas e contém muitas visualizações, foi a música que me abriu grandes portas Nacionais e Internacionais.

Podem encontrar vários trabalhos meus pelo YouTube e Spotify é só pesquisar pelo meu nome.

C-One: Eu recentemente antes, dos NO AIR, gravei uma Mix-Tape com o rapper Pantera Mirex G, tem grandes sons, depois trabalhei mais como produtor, o MC destacava-se mas não muito. Nunca liguei muito a redes sociais entao tenho muitos projectos que nem na internet estão. Mas passem no meu canal e encontram lá participações minhas.

4. Falem-nos sobre o processo de escrita, construção e produção da música “CRU”?

O Cru começou por ser gravada pelo refrão, como é um estilo que nos define aos dois num começo, nós acabamos por escrever sempre o refrão e depois de seguida vem o resto da letra. Mais uma vez falamos com os nossos alter egos e vivências passadas e criamos simplesmente, com a ideia de ser tudo cru, duro e puro. a mistura do som, decidimos continuar com essa ideia. Hoje em dia passa na Série, “O Clube” , da estação televisiva portuguesa “SIC”.

5. Pertencem a alguma produtora musical? Caso sim, fale um pouco sobre ela.

Andy Scotch: Somos os dois artistas independentes, no passado cada um montou o seu home studio e já abriamos portas também a outros rappers e músicos, hoje em dia alugamos um espaço fora das nossas casas onde montamos a nossa produtora 231Company, onde gravamos, mixamos e masterizamos vários artistas, Nacionais e também Internacionais, futuramente o nosso desejo é começar a trabalhar com novos talentos e prepará-los para o Mundo da Indústria Musical

6. Qual é o vosso auge a atingir como artistas/rappers?

Andy Scotch e C-One: o auge que queremos alcançar é a nossa empresa 231Company tornar-se uma referência nacional e internacional e que as nossas carreiras estejam super estáveis, tanto como rappers, produtores e empresários.

7. Fazendo uma análise breve como é que achas que o movimento hip hop feito em português se encontra?

Andy Scotch: o Hip Hop em português está em altas, vários estilos, vários flows, a malta está a investir e a procurar conhecer mais do que existe no rap lusófono. A Internet abriu portas a todos felizmente.

C-One: O Hip Hop em geral está fantástico, felizmente agora não existe só um foco, mas sim vários, e isso faz crescer a cultura.

8. Acompanham o Rap Angolano ou Moçambicano? Caso sim. Que artistas é que você nos recomendaria passar a ouvir?

Andy Scotch e C-One: Sim nós acompanhamos e estamos a trabalhar com ambos os países, em breve haverá novidades dos NO AIR em Angola e Moçambique. FIQUEM ATENTOS

9. Já conseguem viver da arte? Caso, sim, qual é o “segredo”?

Andy Scotch: Sim, desde os meus 13 anos que faço concertos e expandi a minha música também para o exterior o que fez com que eu tenha shows por vários países fora de Portugal o que ajuda e muito no sustento, com a chegada da pandemia foram cancelados imensos shows, o nosso estúdio teve de fechar então tive que procurar outras soluções, pois tenho mulher e dois filhos que precisam de mim e sei que eles me apoiam em todas as “cartas” que eu jogo, e logo logo esta pandemia vai embora e vou puder voltar ao meu ritmo normal. O segredo!? Simples, é ser persistente, investir, criar o teu próprio suporte e não ficar dependente de ninguém.

C-One: Vivi essa realidade há uns anos atrás, ainda não tinha família, e com família fez-me criar outros objectivos, pois eles precisam de mim mais que tudo, família em primeiro lugar, mas estou a trabalhar para que volte a viver da minha arte e que ela me traga um rendimento fixo para o meu sustento e dos meus.

10. Quando não estão a fazer música, quais são as actividades que geralmente se dedicam?

Andy Scotch: O meu tempo livre é passado com a minha esposa e meus filhos, tiramos sempre tempo para viajar juntos, almoçar e jantar fora e curtir o melhor que a vida tem para nos dar, de resto vejo imensos documentários, estudo muito bem o mercado e técnicas de marketing e estou sempre em cima das novidades, sempre a aprender mais e de como poder atacar o game.

C-One: Dedico-me mais agora ao meu filho, que ainda é um bebé, a vida passa a correr e eu quero aproveitar cada momento ao lado dele, de resto, sou um apreciador de filmes e series, ouço alguma musica também, mas a maior parte do tempo gasto energia a criar e aprender novos métodos e técnicas de produção.

11. O que que podemos esperar de vós ainda em 2021?

Andy Scotch & C-One: Em 2021 podem contar com o 1° álbum dos NO AIR e muita música, juntamente com muitos projectos ainda a serem fechados que não podem ser revelados, mas 2021 ainda tem muitas novidades e já estamos com olhos postos para 2022!

Confira os slinks abaixo para saber mais sobre o trabalho musical da dupla “No Air”.