A música, que muitos aguardavam como um ataque direto aos ex-integrantes GI-O, Eric Rodrigues e Altifridi, acabou por ser revelada como uma reflexão sobre a vida de um artista promissor e as suas dificuldades no cenário do show business. Contudo, uma mensagem codificada nas legendas da música, em letras amarelas, chamou a atenção e provocou discussões sobre o real significado do título e das palavras do CEO dos Mobbers, Xuxu Bower, embora faltam 4 meses para completar 1 ano, o GRANDAMAMBO fez uma análise deste enigma.
A frase codificada amarela que surge separada nas legendas que são na sua maioria branca, resulta em “Todos nós podíamos falar de tudo bem detalhado, mas o show biz aqui é f0did0” e parece carregar um peso significativo. O termo “show biz”, que é também popularizado como “show business”, é frequentemente associado ao lado mais comercial e muitas vezes desafiador da indústria do entretenimento, que inclui não só o processo criativo, mas também as intrincadas dinâmicas de poder, contratos e dinheiro que regem a carreira dos artistas.
Essa mensagem sugere que, embora os envolvidos no cenário possam ter muito a dizer sobre as questões internas e os desafios enfrentados, o jogo do showbiz é implacável e nem sempre permite que a verdade seja dita de forma transparente. A escolha de Xuxu Bower em utilizar esse código na legenda pode ser vista como uma maneira de deixar uma indireta para os membros que ficaram de fora dos Mobbers, especialmente Altifridi, que se tornou o mais impactante dessa história sendo um dos dois que se juntou à uma outra produtora, a Gree Cassua e ainda mais por ser quem divulgou a informação de que foram retirados do grupo por solicitarem a apresentação do relatório de contas do grupo como condição para começarem a trabalhar no próximo álbum.
Tanto a faixa, que está quase a completar 9 meses desde o seu lançamento, e a mensagem codificada que ela carrega refletem muito sobre as tensões entre a arte e o mercado, e a constante luta dos artistas para manter a sua integridade em um ambiente onde o sucesso comercial pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição. A crítica sutil e a reflexão sobre a realidade do showbiz transformou “Relatórios” em uma faixa marcante de Xuxu Bower, e desde o ano passado, os seus apreciadores aguardam o segundo volume, uma vez que o artista anunciou que lançaria e já se passaram 5 meses desde o comunicado.
Confira aqui: