As músicas intituladas “Xkotela”, “Mali” e “Rwama” abordam, de forma profunda, as manifestações e os acontecimentos que marcaram a recente eleição em Moçambique. Cada uma dessas faixas traz uma mensagem de intervenção social, com letras que provocam uma reflexão crítica sobre o atual momento vivido pela população moçambicana.
A faixa “Xkotela”, que significa troféu ou taça, transmite uma mensagem de esperança e perseverança ao povo moçambicano. AOPDH exorta a população a não desistir, pois, segundo a letra, “o troféu” chegará para aqueles que continuam a lutar todos os dias, porque lhes é merecido. Já em “Mali”, o grupo faz uma reflexão sobre os sistemas político-económicos, abordando a comparação entre o sistema socialista e o capitalismo. A música alerta para os males causados pela dependência do dinheiro, afirmando que este é o fator que prejudica as relações sociais e a convivência humana.
Por último, “Rwama”, que significa dormir, traz um alerta sobre a passividade e a necessidade de acordar para a realidade. Essas três músicas são apenas uma amostra do que está por vir, pois AOPDH está a preparar um EP que será lançado ainda este ano. Inicialmente previsto para o ano passado, o EP foi adiado devido aos tristes acontecimentos relacionados às manifestações em Moçambique. Este novo trabalho promete continuar a levar o público moçambicano a uma reflexão mais profunda sobre a sociedade e a política do país.
Ouça aqui: