D.A.W. – Estação de Trabalho de Áudio Digital

Você ouve muita música, certo? Tem noção ou já se perguntou como se “cria música” nos tempos modernos? 

Na verdade não importa a tua resposta, continue a ler, que o conteúdo é doido. 

Hoje vamos falar sobre D.A.W. 

D.A.W. é abreviação de Digital Audio Workstation, em português, estação de trabalho de áudio digital.

A DAW pode se referir a duas coisas:

1. Um software/programa de computador

2. Ou na sua versão tradicional, a chamada DAW integrada, que é representada por um conjunto de 4 componentes: um computador, uma placa de som ou outra interface de áudio, software de edição de áudio e pelo menos um dispositivo de entrada do usuário para adicionar ou modificar dados.

Todavia, neste artigo vamos focar apenas no Software.

A DAW é um software/programa de computador usado para a produção e gravação de áudio, música, fala, rádio, televisão, trilhas sonoras, podcasts, efeitos sonoros e quase qualquer outra situação em que é necessário um áudio gravado, dos mais simples, aos mais complexos.

Nos anos 2000 e 2010, os computadores de uso geral assumiram rapidamente um grande papel no processo de gravação.

As DAWs mais completas, a funcionarem num computador poderoso, podem substituir os consoles de mixagem tradicionais, o equipamento de gravação multipista, os sintetizadores físicos, os sampleadores e a unidade de efeitos (reverb, eco, compressão etc.) que um estúdio de gravação antigamente exigia.

Um software DAW sozinho, consegue fazer o que muitos aparelhos de grande dimensão no passado faziam.

Independentemente da configuração, DAWs modernos têm uma interface central que permite ao utilizador alterar e mixar várias gravações e faixas em uma “peça final” produzida.

Já as DAW integradas consistem em um processamento de sinal digital, superfície de controle, conversores de áudio e armazenamento de dados em um dispositivo.

As DAWs integradas eram populares antes que os computadores pessoais comumente disponíveis se tornassem poderosos o suficiente para executar softwares DAW.

À medida que o poder e a velocidade do computador pessoal aumentaram e o preço diminuiu, a popularidade de sistemas integrados caros caiu.

Por isso hoje em dia, está muito mais fácil e barato fazer música.

Já existem também DAWs para telemóveis/smartfones, são chamados de estação de trabalho de áudio móvel (MAWs), são usados ​​(por exemplo) por jornalistas para gravar e editar no local, bem prático né?

Com um MAW, como o FL Mobile, você pode criar um instrumental de música, sem a necessidade de um computador.

DAWs baseados em computador têm recursos abrangentes de gravação, edição e reprodução (e alguns também possuem recursos relacionados a vídeo).

Por exemplo, eles podem fornecer um número praticamente ilimitado de trilhas para gravar, polifonia e sintetizadores virtuais ou instrumentos baseados em samples para usar na gravação de música.

DAWs também podem fornecer uma ampla variedade de efeitos, como reverberação, para aprimorar ou alterar os próprios sons.

É um verdadeiro mundo digital, que permite qualquer pessoa mesmo a partir seu quarto, numa banda qualquer, fazer música de elevada qualidade, caso se tenha o conhecimento apropriado né.

São os benefícios da Globalização…

Veja a lista de DAWs Populares:

Ableton Live
ACID Pro
Adobe Audition
Apple Logic Pro
Audiotool
Bitwig Studio
Cakewalk Sonar
Digital Performer
Fairlight
FL Studio
GarageBand
Logic Pro
MadTracker
MAGIX Sound Forge
MAGIX Music Maker
MAGIX Samplitude
Mixbus
Mixcraft
MuLab
Pro Tools
Propellerhead Reason
REAPER
Record
Renoise
Samplitude
Sequoia
Sound Forge
Steinberg Cubase
Steinberg Nuendo
Studio One
Tracktion

Qual é a tua favorita? 🤔