Contactos

Luanda - Angola | Maputo - Moçambique

Estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contacto:

MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE É R&B? 🤔🤔

Esse texto é tudo que precisas para entender, pega umas pipocas e vamos nessa. 🤓🔥🔥🔥🔥🔥🔥

R&B, pronuncia-se “Ar En Bi”, é abreviação de “Rhythm and Blues”, é um gênero de música popular que se originou nas comunidades afro-americanas na década de 1940.

O termo foi originalmente usado por gravadoras para descrever gravações comercializadas predominantemente para afro-americanos urbanos, em uma época em que “música urbana, rock e jazz com uma batida pesada e insistente” estava se tornando mais popular.

Na música comercial de rhythm and blues típica dos anos 1950 aos 1970, as bandas geralmente consistiam em piano, uma ou duas guitarras, baixo, bateria, um ou mais saxofones e, às vezes, vocalistas de fundo.

Os temas líricos de R&B frequentemente encapsulam a experiência afro-americana de dor e a busca por liberdade e alegria, assim como triunfos e fracassos em termos de relacionamentos, economia e aspirações.

Ou seja, a temática original do R&B não é só sobre relacionamento entre casais!

O termo “rhythm and blues” passou por uma série de mudanças de significado.

No início dos anos 1950, era frequentemente aplicado a discos de blues.

A partir de meados dos anos 1950, após esse estilo de música ter contribuído para o desenvolvimento do rock and roll, o termo “R&B” passou a ser usado para se referir a estilos musicais que se desenvolveram e incorporaram o blues elétrico, bem como a música gospel e soul.

Na década de 1960, várias bandas de rock britânicas, como Rolling Stones, Who e the Animals, foram referidas e promovidas como bandas de R&B, cartazes para a residência do Who no Marquee Club em 1964 continham o slogan, “R&B Máximo”.

A mistura de rock and roll e R&B é agora conhecida como “rhythm and blues britânico”.

Na década de 1970, o termo “rhythm and blues” mudou novamente e foi usado como um termo genérico para soul e funk.

Na década de 1980, um novo estilo de R&B se desenvolveu, passando a ser conhecido como “R&B contemporâneo”.

Combina rhythm and blues com elementos de pop, soul, funk, disco, hip hop e música eletrônica.

Os cantores de R&B populares no final do século 20 incluíam Prince, R. Kelly, Stevie Wonder, Chaka Khan, Michael Jackson, Whitney Houston, e Mariah Carey.

No século 21, o R&B permaneceu um gênero popular, começaram a surgir variações mais orientados para o pop e com influências alternativas, com artistas de sucesso como Rihanna, Chris Brown, Ne-Yo, Bruno Mars, SZA, Robin Thicke e The Weeknd.

O R&B COMTEMPORÁNEO

R&B contemporâneom que hoje em dia é que é chamado apenas de “R&B”, é um gênero musical que combina rhythm and blues com elementos de pop, soul, funk, hip hop e música eletrônica.

O gênero apresenta um estilo distinto de produção, ritmos baseados em bateria electrônica, vocais com correção de pitch e um estilo suave e exuberante de arranjo vocal.

Influências eletrônicas estão se tornando uma tendência crescente e o uso de hip hop ou batidas inspiradas na dança são típicas.

Os cantores de R&B contemporâneos são frequentemente conhecidos por seu uso de melisma.

Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada.

Foi popularizado por vocalistas como Michael Jackson, Stevie Wonder, Whitney Houston, Mariah Carey, e Beyoncé.

O R&B contemporâneo originou-se no final da era disco no final dos anos 1970, quando Michael Jackson e Quincy Jones adicionaram mais elementos electrônicos ao som da época para criar um som mais suave e amigável às pistas de dança.

Richard J. Ripani escreveu que “Control” de Janet Jackson (1986) foi “importante para o desenvolvimento do R&B por uma série de razões”, pois ela e seus produtores, Jimmy Jam e Terry Lewis, “criaram um novo som que funde o rítmico elementos do funk e disco, junto com grandes doses de sintetizadores, percussão, efeitos sonoros e uma sensibilidade à música rap. “

Ripani escreveu que “o sucesso de “Control” levou à incorporação de traços estilísticos do rap ao longo do próximo poucos anos, e Janet Jackson continuaria a ser uma das líderes nesse desenvolvimento. “

Naquele mesmo ano, Teddy Riley começou a produzir gravações de R&B que incluíam influências do hip hop.

Essa combinação de estilo R&B e ritmos hip hop foi denominada “new jack swing” e foi aplicada a artistas como Michael Jackson, Bobby Brown e Bell Biv DeVoe.

Em contraste com as obras de Boyz II Men, Babyface e artistas semelhantes, outros artistas e grupos de R&B desse mesmo período começaram a adicionar ainda mais um som hip-hop a seus trabalhos, como o inovador grupo Jodeci.

As faixas de ritmo pesado de sintetizador de new jack swing foram substituídas por faixas de apoio inspiradas no hip hop da Costa Leste, resultando em um gênero chamado “hip hop soul” por Mary J. Blige e o produtor Sean Combs “Diddy”, que também orientou o grupo Jodeci no começao e os ajudou com seu visual único.

Simultaneamente, na segunda metade da década de 1990, The Neptunes e Timbaland estabeleceram uma precedência influente no R&B contemporâneo e na música hip hop.

Artistas de R&B como Michael Jackson, Whitney Houston, Janet Jackson e Mariah Carey são alguns dos artistas musicais que mais venderam de todos os tempos.

Após períodos de sucesso flutuante, a música urbana alcançou o domínio comercial durante o início dos anos 2000, que apresentou um grande sucesso de passagem nas paradas da Billboard por artistas de R&B e hip hop.

De acordo com a Billboard, os artistas de R&B de maior sucesso comercial da década de 2000 foram Usher, Alicia Keys, Beyoncé, Mariah Carey, Rihanna, Chris Brown e Ne-Yo.

Continuando a partir dos anos 1990 e 2000, o R&B, como muitos outros gêneros, teve influências das inovações técnicas da época e começou a incorporar sons e instrumentos mais electrônicos e feitos por programas.

O uso de efeitos como Auto-Tune e novos sintetizadores computadorizados deram ao R&B uma sensação mais futurística, ao mesmo tempo em que tentavam incorporar muitos dos temas comuns do gênero, como amor e relacionamentos.

R&B ALTERNATIVO

R&B alternativo (também conhecido PBR&B, R&B indie, R&B experimental, R&B moderno e R&B emo) é um termo usado por especialistas musicais para descrever uma alternativa estilística ao R&B contemporâneo.

O R&B alternativo funde o R&B tradicional com outros elementos musicais, como rock, hip hop, EDM, dream pop, cloud rap, neo soul, soul, jazz, chillwave, electro hop, trap, electropop e funk.

O subgênero ganhou destaque no final dos anos 2000 e eventualmente se tornou um gênero popular na década de 2010.

O R&B alternativo “já foi usado pela indústria da música no final dos anos 1990.

Para comercializar artistas neo soul, como D’Angelo, Aaliyah, Erykah Badu e Maxwell.

Tem havido uma variedade de discussões sobre os diferentes termos de gênero, com vários críticos descrevendo a música sob a ampla categoria de “R&B alternativo” ou “R&B indie”.

Barry Walters da Spin caracteriza o estilo não convencional como uma “troca entre EDM, rock, hip hop e a vanguarda comercial do R&B” e cita os projectos Nostalgia, Ultra e Channel Orange de Frank Ocean, House of Balloons, Thursday e Echoes of Silence de The Weeknd, Take Care de Drake, Kaleidoscope Dream de Miguel como obras associadas a R&B alternativo.

R&B LATINO

O R&B latino vem ganhando terreno desde que a onda de artistas começou a misturar trap com esse som em meados desta década. Singles em espanhol de Alex Rose, Rauw Alejandro e Paloma Mami, que astutamente pegaram emprestado do R&B, estão cativando uma audiência global. Na América Latina, o gênero se tornou popular com “Toda” de Alex Rose, “Pa Mi” e “Cuaderno” de Dalex, e mais notavelmente “Otro Trago” de Sech.

Lista de Artistas Populares de R&B:

Txe, são muitos, quem vai citar? 😂

Fala você nos comentários os teus artistas de R&B favoritos. 🤓

Comentários do Facebook

Compartilhar:

GM Team

administrator

Grandamambo é um Portal que centra o seu conteúdo na Promoção, Informação e Educação Musical, Cultural e Artística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *