• Sobre Nós
  • Fale Connosco
  • Publicidades
Domingo, Julho 6, 2025
GRANDAMAMBO
  • Início
  • Notícias
    • Angola
    • Moçambique
    • Portugal
    • Africa
    • Instrumentais
      • BeatTape
  • Artigos
    • All
    • Biografia
    • Conceitos
    • Curiosidades
    • Distribuição
    • Empreendedorismo
    • Indústria da Música
    • Listas
    • Produção Musical
    • Produtoras e Distribuidoras
    • Profissões
    • Subgêneros
    • Super Producers
    T-Rex lança “Amanhã” com performance íntima e letra cheia de confiança e ambição

    T-Rex lança “Amanhã” com performance íntima e letra cheia de confiança e ambição

    Lo-fi  e Emo Rap: A trilha sonora da geração sentimental

    Lo-fi e Emo Rap: A trilha sonora da geração sentimental

    Wizy: O Jovem Prodígio do Rap que conquista o YouTube com mais de 4 milhões de Visualizações

    Wizy: O Jovem Prodígio do Rap que conquista o YouTube com mais de 4 milhões de Visualizações

    Mainstream, Underground Indie e Alternativo: Entenda todos os lados da música

    Mainstream, Underground Indie e Alternativo: Entenda todos os lados da música

    Como o artista deve organizar e alimentar as suas redes sociais?

    Como o artista deve organizar e alimentar as suas redes sociais?

    Qual a Diferença entre Manager e agente musical? Entenda os seus papéis

    Qual a Diferença entre Manager e agente musical? Entenda os seus papéis

    • Biografia
    • Curiosidades
    • Indústria da Música
    • Listas
    • Produção Musical
    • Produtoras e Distribuidoras
  • Entrevistas
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Sobre Nós
    • Quem Somos
    • Contacto
    • Parceiros
    • Recrutamento
    • DMCA
    • Aviso Legal
  • Login
No Result
View All Result
GRANDAMAMBO
No Result
View All Result
Home Destaques

Entrevista com Kuiza Dizaya

O Grandamambo entrevistou Kuiza Dizaya, um rapper angolano da nova escola que está a trabalhar para conquistar o seu espaço no mercado.

by PCA
3 de Setembro, 2021
in Destaques, Entrevistas
0
497
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

1. Quem é Kuiza Dizaya? E qual é a origem do seu nome artístico?

Eu sou um rapper angolano mas que não faz músicas em português, faço música desde 2015. O meu nome artístico é 100% angolano, embora eu só faço músicas 100% em inglês mas eu realmente amo a cultura angolana. O meu nome artístico é oriundo de duas línguas de Angola, Kimbundo e kikongo.

Kuiza – é uma palavra em Kimbundo.
Dizaya – é uma palavra em Kikongo.

2. Como, quando e porquê começaste a cantar e te interessaste pelo Rap / música?

Eu comecei a ganhar interesse pelo rap muito cedo, provavelmente quando eu tinha 10/11, o meu interesse pelo rap surgiu por causa do Lil Wayne. Mas eu comecei a escrever às minhas primeiras músicas em 2015, graças ao Bruno M e o Tupac.

3. Podes citar algumas das tuas principais músicas e participações de referência?

A minha participação de referência e também a única até neste exato momento, foi na Mixtape “Enigma” do meu mano do Lubango, o Rapper DKill, eu participei na música Versus – última música da Mixtape.

Mas eu juntamente com o DKill e o nosso produtor Beiby, estamos a trabalhar numa EP colaborativa que vai sair provavelmente apenas em 2022. A EP vai ser uma fusão do Português e inglês.

4. Tens algum projecto já lançado ou a caminho? Fale-nos do processo criativo, composição e gravação?

Sim, eu tenho um projeto já lançado, o Freshman EP. Mas decidi arquivar o projeto porque considero um fracasso, não por causa do número de visualizações mas porque percebi que eu fui fraco nesse projeto e que também faltava qualidade artista da minha parte.

Esse projeto eu gravei com muita pressa, não havia ensaiado o suficiente. Me preocupei muito com a poesia e me esqueci do ritmo, as letras estavam maravilhas mas faltou musicalidade e mais flow.

5. Os produtores musicais são extremamente importantes para se obter uma trabalho com qualidade, quais são os Produtores nacionais e internacionais que mais admiras?

Eu admiro muito a WondaGurl, Kanye West, Johnny J que trabalhou com o Tupac, Quincy Jones, 808 Melo;
O Weezy Baby que trabalha com os Mobbers e o Laton dos Kalibrados.

6. Reparamos que também cantas em língua inglesa, mas porque fizeste as músicas na língua inglesa, se vives num país cujo língua oficial é o Português?

Eu só faço músicas em inglês, nunca fiz nenhuma música em português.

Primeiramente porque quando eu comecei a fazer música eu vivia na Namíbia – um país que tem o inglês como língua oficial, então isso me influenciou direitamente. É muito mais fácil para mim escrever e musicalizar as letras em inglês mas nem sempre foi fácil, eu tive que trabalhar nisso durante vários anos para hoje eu poder dizer que é “fácil”.
Atualmente eu vivo em Angola – um país que tem o português como língua oficial, mas isso não me obriga a fazer músicas em português até porque em Angola sempre ouvimos músicas em inglês, crioulo e várias outras línguas.

7. O que que achas que está a faltar dentro do mercado musical em Angola?

Organização, seriedade, irmandade, dedicação e compromisso.

O que mais falta é o bom senso por parte dos músicos que têm notoriedade. Eles cobram para fazer participações com os músicos que estão no anonimato sabendo perfeitamente que isso não vai trazer retorno financeira para o músico que está no anonimato, em Angola consomem as músicas mas os consumidores não estão no Spotify ou na Apple Music, alguns até podem estar no YouTube mas à maioria estão no Download grátis. Então, provavelmente só vai aumentar alguns seguidores mas a vida dele não vai dar uma volta de 360° graus.

8. Qual é o teu auge a atingir como artista/rapper?

O mundo, no cap.

9. Fazes parte de uma Label? Caso sim, fale um pouco sobre ela caso não, gostarias de fazer parte de uma?

Eu não faço parte de nenhuma Label. Mas sim, eu gostaria de fazer parte de uma Label, simplesmente para poder diminuir o peso que tem sobre às minhas costas.

10. Estudas? Trabalhas? Como é que consegues conciliar a carreira musical com as demais actividades?

Neste momento não estou a estudar, parei de estudar no final de 2019 quando estava a frequentar o 2° ano da universidade, mas não parei por causa da música, foram outros fatores.
Mas sim, neste exato momento eu trabalho, eu trabalho em uma empresa de tecnologia e não sou remunerado mas felizmente tem sido ótimo fazer parte de uma empresa que tem projetos tão ambiciosos que vão ajudar à melhorar o país.

11. Há um velho ditado que diz que “devemos aprender com os erros dos outros” Quais foram os principais erros que foram cometidos no princípio?

Creio que é a pressa e a lentidão. Fazer as coisas rápido de mais e fazer as coisas lentamente me prejudicou muito. É necessário sempre encontrar a velocidade certa para cada momento, de 0 – 240 km/h, eu estou a 100 – 140 km/h neste exato momento.

12. Quem é o Kuiza Dizaya quando não está a fazer música?

Alguém tranquilo, na maior parte do tempo solitário, com índice de depressão e ansiedade. Alguém que não consome bebidas alcoólicas e nem fuma, alguém que tem disponibilidade para ajudar os outros. Esse é o Kuiza Dizaya fora da música.

13. O que que podemos esperar do Kuiza Dizaya este ano de 2021?

Podem esperar a conclusão do Every Month Project, ou seja, ainda tem muitas músicas que vão sair até o final de 2021. Eu sou um rapper solitário e não posso prometer colaborações nesse projeto mas possivelmente eu poderei estar em músicas de outros artistas.

Aceda o link abaixo para conhecer mais sobreo trabalho de Kuiza Dizaya.

 

Share199Tweet124
PCA

PCA

Grandamambo é um Portal que centra o seu conteúdo na Promoção, Informação e Educação Musical, Cultural e Artística.

Related Posts

Kid MC fala sobre voltar a colaborar com Extremo Signo para Furiosidade 2 “(…) dos melhores a fazer isso”

Kid MC fala sobre voltar a colaborar com Extremo Signo para Furiosidade 2 “(…) dos melhores a fazer isso”

by Mauzenen
1 de Maio, 2025
0

A nova faixa, “Furiosidade 2”, já foi gravada e será lançada ainda este ano, como parte das celebrações pelos...

A importância do Produtor Executivo

A importância do Produtor Executivo

by Mauzenen
14 de Abril, 2025
0

O que faz um produtor executivo? O produtor executivo é o responsável por coordenar e gerenciar todos os aspectos...

Mobbers surpreendem e anunciam que o grupo terá um novo membro

Mobbers surpreendem e anunciam que o grupo terá um novo membro

by Mauzenen
13 de Abril, 2025
0

A novidade foi revelada durante mais um episódio do seu espaço interativo "Perguntas e Respostas", que por sinal é...

“Leva tempo”: Carta aberta para Rappers que querem ser grandes, parte 2

“Leva tempo”: Carta aberta para Rappers que querem ser grandes, parte 2

by Mauzenen
9 de Abril, 2025
0

O Rap nasceu da resistência, da expressão crua e autêntica de quem nunca teve palco, e por isso, a...

  • Trending
  • Comments
  • Latest
as girias de rap trap mais populares

Conheça as 30 gírias mais populares do Rap/Trap e seus significados

3 de Janeiro, 2023
T-Rex lança “Amanhã” com performance íntima e letra cheia de confiança e ambição

T-Rex lança “Amanhã” com performance íntima e letra cheia de confiança e ambição

8 de Junho, 2025
Águasturvas lança música de protesto com Ready Neutro, Isidro Fortunato, Mr. Microfone e Lil

Águasturvas lança música de protesto com Ready Neutro, Isidro Fortunato, Mr. Microfone e Lil

10 de Junho, 2025
AOPDH lança novo single “XIKHAFU”, uma reflexão sobre a realidade social de Moçambique

AOPDH lança novo single “XIKHAFU”, uma reflexão sobre a realidade social de Moçambique

0
Mãe de Eminem, Debbie Nelson, morre aos 69 anos após luta contra o cancro

Mãe de Eminem, Debbie Nelson, morre aos 69 anos após luta contra o cancro

0
“Se eu Morrer Hoje”, single de Rivas Casper que leva a reflexões sobre a vida e o legado

“Se eu Morrer Hoje”, single de Rivas Casper que leva a reflexões sobre a vida e o legado

0
Rookie Uno pica a CBG e diz que apenas o beat deles o supera

Rookie Uno pica a CBG e diz que apenas o beat deles o supera

6 de Julho, 2025
Drake reacende tensão com Rick Ross ao citar episódio de agressão em novo tema

Drake reacende tensão com Rick Ross ao citar episódio de agressão em novo tema

6 de Julho, 2025
Alee enche o Circo Voador e celebra o seu projecto “Caos”

Alee enche o Circo Voador e celebra o seu projecto “Caos”

6 de Julho, 2025
GRANDAMAMBO

Copyright © 2024 GRANDAMAMBO

Navigate Site

  • Sobre Nós
  • Fale Connosco
  • Publicidades

Follow Us

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
    • Angola
    • Moçambique
    • Portugal
    • Africa
    • Instrumentais
      • BeatTape
  • Artigos
    • Biografia
    • Curiosidades
    • Indústria da Música
    • Listas
    • Produção Musical
    • Produtoras e Distribuidoras
  • Entrevistas
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Sobre Nós
    • Quem Somos
    • Contacto
    • Parceiros
    • Recrutamento
    • DMCA
    • Aviso Legal

Copyright © 2024 GRANDAMAMBO

×