A música resulta de um trabalho colaborativo, com a gravação da voz a ser feita por MEDickation e o beat produzido por Benji. A pós-produção, mixagem e masterização ficaram a cargo de DELAYED no Matos Recording Studios. A faixa apresenta uma abordagem direta e profunda sobre temas como a manifestação de prosperidade através de bens materiais, mas também explora questões mais complexas, como as traições em relações interpessoais e as lições que essas situações nos ensinam. Além disso, há uma ênfase na valorização dos pequenos prazeres da vida, como a saúde e a paz interior, ressaltando a importância do sacrifício, da determinação e do foco para alcançar o sucesso.
A jornada de produção de “Milhões e Mercedes” teve diversos desafios, um dos mais marcantes sendo a gravação do vídeo. Apesar de “80% da gravação do vídeo ter corrido mal”, MEDickation e a sua equipa conseguiram, contra todas as adversidades, entregar um produto final de qualidade. Esse episódio ilustra a resiliência do artista, mas também a sua capacidade de superar obstáculos e continuar a criar, mesmo em circunstâncias difíceis. A faixa, que foi gravada em Luanda, marca o início do ano de MEDickation, mas também representa a sua tentativa de “desconstruir” o estereótipo de que o trap não contém conteúdo profundo, oferecendo, assim, uma nova perspectiva ao género. Em um dos versos o artista afirma que não nasceu herdeiro, mas o seu filho será.
No que diz respeito à promoção e divulgação, MEDickation reconhece que esta continua a ser uma das maiores dificuldades para os artistas, principalmente para os independentes. O seu conselho para os colegas de profissão é claro: “ser criativo e tentar sempre coisas novas”. A mensagem que MEDickation deseja passar aos seus fãs e ouvintes é simples, mas poderosa: “o nosso progresso e sucesso pessoal depende apenas de nós mesmos”. Com este lançamento, o artista reforça o seu compromisso com a música de qualidade, mas também envia uma mensagem de motivação e superação para todos aqueles que o acompanham.
Ouça aqui: