O ano de 2024 começou em chamas no movimento angolano com a resposta de Niiko a Dji Tafinha em “Nem Tanto do Puto Dji”. Depois de ser provocado em “Matador”, onde Dji Tafinha afirmou “eu curto do puto DUC, nem tanto do puto Niiko”, levando Niiko a entrar em estúdio para constestar.

Conhecido por sua habilidade lírica e versátil, Niikology, ou Niiko tal como é popularmente conhecido, não poupou críticas a Dji Tafinha desde o início da música, deixando claro que já não aceita ser tratado como um “puto”. “Nem Tanto do Puto Dji” não apenas respondeu à provocação de Dji, mas também mostrou uma ligação conflituosa entre os dois rappers após o lançamento de “Carta Industrial”, um single lançado no último mês de novembro, em que Niiko expõe revelações, críticas e reflexões vivenciadas entre as figuras públicas em Angola.

Niiko não apenas contra-ataca Dji Tafinha, mas também ressuscita uma rivalidade que estava enterrada nas profundezas do game angolano. O rapper e produtor inicia sua resposta com um sample retirado da música “O Velório” de Kid MC, uma faixa que foi direcionada a Dji Tafinha há cerca de 15 anos, durante os intensos beefs entre Dji Tafinha e Kid MC. Importante notar que essas desavenças foram encerradas em 2017, quando ambos colaboraram no álbum Confronto de Titãs.

As barras de Niiko não foram apenas pesadas, mas também reveladoras. Ele chamou Dji Tafinha de “falso profeta” e questionou sua postura em relação aos amigos, apontando comportamentos desrespeitosos. Nikko, revelou também que Tafinha telefonou para sua mãe chorando a “Carta Industrial”.

O rapper explicou também a sua motivação na descrição do vídeo-áudio da música, publicado no YouTube, declarando que respondeu a falsidade de Dji Tafinha, não a dica “eu curto do puto DUC, nem tanto do puto Niiko”, porque a mesma “nem merece resposta”, considerando uma provocação fraca. Ele mantém sua postura tranquila, mencionando que está mantendo um “ânimo leve” e, revela que o EP intitulado Ânimo Leve está a caminho. Além disso, o rapper teve que fazer alguns ajustes no instrumental de Dji Tafinha, alegando que o considerava “meio sem graça”.

Devemos lembrar que após o lançamento de “Matador”, Phedilson, o mais recente membro da Galáxia, produtora de Tafinha, e uma das figuras mais destacadas de sua geração no rap angolano, fez uma declaração em sua página oficial no Facebook. Em uma foto onde aparece apertando a mão de Dji Tafinha, ele legendou: “Sim… se mexer num, mexeu nos dois. Ain’t playing (não estou jogando)”. Essa publicação, datada de 31 de dezembro de 2023, demonstrando que está pronto para entrar em defesa de seu CEO.

Contudo, com o lançamento de “Nem Tanto do Puto Dji” por Niiko, Phedilson reagiu novamente por meio de uma postagem nesta quarta-feira, 3, nove horas após a publicação de “Nem Tanto do Puto Dji”, declarando: “Cago no piniiko 💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩 Fraquinho, fraquinho… 😆”. e certeza que essa reacção mostra que a disputa entre Niiko e Dji Tafinha, não está envolvendo apenas os artistas directamente envolvidos.