Profissões incríveis para quem deseja trabalhar com música.

O momento de escolher uma carreira profissional é, sem dúvidas, um dos mais importantes da vida de qualquer jovem.

Para tomar uma decisão certa, é preciso considerar não apenas as suas habilidades, mas também o mercado de trabalho, as possíveis áreas de atuação e outros detalhes mais práticos sobre as profissões para seguir, afinal de contas, você precisará encontrar o seu lugar no mercado!

Mas, diante de tantas coisas a serem pensadas, é possível unir o útil ao agradável, levar em conta seus hobbies e, ainda assim, fazer uma escolha profissional sensata?

A resposta é sim!

Nesse artigo, nós vamos mostrar um pouco mais sobre o mercado de trabalho para os amantes do mundo da música.

E o melhor de tudo: você não precisa ser um ótimo cantor, um instrumentista de primeira ou saber ler complicadas partituras.

As carreiras que envolvem o mundo da música vão muito além da graduação específica nessa área.

Ficou curioso? Então continue acompanhando e conheça 13 profissões que o Portal Grandamambo recomenda para quem gosta de música!

1. Crítico musical

O crítico musical pode trabalhar na mídia impressa, escrevendo artigos e críticas para as seções de cultura de revistas e jornais, ou atuando em sites e blogs especializados em música.

Geralmente eles são considerados jornalistas, e possuem formação na área.

2. Produtor cultural

Essa área abrange toda a parte de planeamento e organização de eventos voltados para a música, como shows, festivais, etc.

3. Cinema e Audiovisual

Este gajo, trabalha com tudo que envolve a produção de materiais audiovisuais, como videoclipes, criação de roteiros e direção até a parte de operação dos equipamentos de produção, passando pela escolha de cenários, figurinos, fotografia etc.

4. Assessor de imprensa

Responsável pela imagem e comunicação do artista, tanto com a mídia quanto com os fãs, por meio de declarações oficiais e gestão de perfis em redes sociais.

Assim como o crítico musical, o assessor de imprensa também é formado em jornalismo, ou, em alguns casos, em relações públicas.

5. Musicoterapeuta

O musicoterapeuta é o profissional especializado na reabilitação de pacientes, tanto a reabilitação motora, social ou mental, e pela melhora na qualidade de vida de pessoas que possuem algum transtorno ou necessidade especial por meio da música.

Vale a pena pesquisar sobre cada uma dessas opções, conversando com profissionais que atuam na área e, é claro, pesquisando sobre instituições de ensino que ofereçam um ensino completo e de qualidade.

6. Produtor Musical

Cuida de todas as questões que envolvem a gravação de música.

Nesse caso, qual o melhor arranjo a ser inserido, mixagem, masterização, a ordem das faixas que serão colocadas no projecto.

Além de várias outras questões pertinentes ao lançamento de um artista no mercado musical.

Portanto, essa pode ser uma profissão certeira se você deseja trabalhar com música.

E ter um desempenho fundamental no lançamento de uma música de sucesso e participar de toda a produção técnica de um projecto musical.

7. Engenheiro de Som

O principal objetivo de um engenheiro de som é tornar a música ou o áudio específico mais agradável aos ouvidos das pessoas.

Entre as suas atividades, ele pode fazer a captação; realizar a edição; afinação da voz e a mixagem do som.

Mas se engana quem pensa que um engenheiro de som só trabalha na produção musical em estúdio.

Em shows de música e espetáculos teatrais, é ele quem garante a boa qualidade do áudio.

Em produções de cinema e TV, ele também está presente desde a captação até a mixagem de som.

8. Radialista

O radialista é um profissional que trabalha na produção de produtos audiovisuais.

As possibilidades de atuação são inúmeras, podendo estar presente nos setores de edição, filmagem, sonoplastia, cenografia, narração e criação.

Por trabalhar em uma rádio, o profissional está diretamente relacionado com a música, sendo uma boa opção de carreira para as pessoas que buscam uma faculdade com música.

9. Cantor

Atua em gravações de música, trata de organizar e fazer a preparação vocal de corais, trabalhar com teatro e todo tipo de apresentação ao vivo, pode ser contratado para trabalhos em estúdio e para peças publicitárias, etc.

10. Compositor e arranjista

Este gajo é quem cria partituras musicais para instrumentistas ou cantores.

Pode ainda atuar na criação de trilhas sonoras de filmes, animações, peças teatrais e websites, assim como jingles para filmes publicitários.

Poderá trabalhar ainda na produção de música para video games (jogos eletrônicos).

11. Instrumentista

Este gajo poderá tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas.

Poderá ter trabalhos fixos e ser convidado a participar de determinados projetos.

As possibilidades de atuação são infinitas, desde trabalhar em estúdio, como em apresentações ao vivo, na atuação em peças publicitárias, peças teatrais ao vivo, gravação de trilhas sonoras, atuação em orquestras, etc.

12. Professor de Música

Uma outra forma de atuar como músico é lecionando / ensinando.

Você pode lecionar em escolas de música, para crianças de pré-escola e nos ensinos Fundamental e Médio, ensino Superior, para adultos ou qualquer pessoa que queira aprender a tocar um instrumento ou trabalhar a sua voz.

Muitos músicos profissionais trabalham como professores, seja para ampliar seu currículo ou sua renda, seja por satisfação pessoal.

13. Empresário da Música

Falar em negócios musicais é algo muito amplo.

Há uma infinidade de funções em que um músico pode empreender.

Pode atual em funções administrativas ou técnicas em gravadoras, representar artistas (e para isso, um empresário deve ter conhecimento de música), trabalhar em processos de direitos autorais e registros, gerente de aquisições de novos talentos, entre outras funções.

O mercado musical muda constantemente e sempre reserva oportunidades para quem quer atuar, empreender ou investir.

Viu como não é preciso ser um grande artista para viver de música?

Existem muitas opções de profissões para seguir no ramo musical, principalmente na área de comunicação.

Basta unir todo o conhecimento que uma boa graduação tem para te oferecer às suas habilidades pessoais e gosto pelo universo musical!

Para ficar sempre por dentro de todas as novidades aqui do Portal Grandamambo.

E por favor, não esqueça de partilhar com todos os seus amigos que AMAM MÚSICA!