Imaginem só o Messi e o Ronaldo a jogarem na mesma equipa, e bem coordenados? Pois, assim eram os THE THRONE.
THE THRONE é o nome dado ao Supergrupo/Dupla de Hip-Hop formada por Jay-Z & Kanye West em 2010.
A partir desta surgiu o aclamado álbum “Watch the Throne”.
Watch the Throne é um álbum de estúdio colaborativo dos rappers americanos Jay-Z e Kanye West, lançado em 8 de agosto de 2011 pela Roc-A-Fella Records, Roc Nation e Def Jam Recordings.
Antes do álbum, Jay-Z e Kanye haviam colaborado em vários singles. Eles originalmente procuraram gravar um EP de cinco músicas juntos, mas o projecto acabou evoluindo para um álbum completo.
O projecto apresenta participações de Frank Ocean, The-Dream, Beyoncé e Mr Hudson, além de vocais póstumos de Otis Redding e Curtis Mayfield. Também apresenta contribuições vocais de Kid Cudi, Seal, Justin Vernon, Elly Jackson, Connie Mitchell, Charlie Wilson e Pete Rock, entre outros.
As sessões de gravação ocorreram em vários locais e começaram em novembro de 2010, com a produção liderada por West e vários produtores de destaque, incluindo Mike Dean, Swizz Beatz, Tyler Pase, Jeff Bhasker, The Neptunes e Q-Tip. Expandindo o denso estilo de produção do álbum de 2010 de West, My Beautiful Dark Twisted Fantasy, Watch the Throne incorpora influências do rock orquestral e progressivo, samples não convencionais e melodias dramáticas em seu som.
Suas letras exibem temas de riqueza, fama, materialismo, poder e sucesso, bem como o contexto político e socioeconômico. O álbum também expressa outros tópicos, como os pensamentos de Jay-Z sobre a paternidade, a reflexão de West sobre ser considerado um vilão social e seu sucesso como artistas.
O álbum produziu sete singles, incluindo “HAM”, “Otis”, “Lift Off”, “No Church in the Wild” e os cinco primeiros da Billboard Hot 100, “Niggas in Paris”, que têm vídeos.
Jay-Z e West promoveram o álbum com a turnê Watch the Throne, que durou de outubro de 2011 a junho de 2012 e se tornou a turnê de maior bilheteria de hip hop da história.
Watch the Throne estreou no número um na Billboard 200 dos EUA, vendendo 436.000 cópias na primeira semana e quebrou o recorde de vendas da primeira semana do iTunes.
Enquanto alguns críticos de música achavam seu conteúdo lírico pouco inspirador, as performances e produções dos rappers eram geralmente elogiadas. Muitos críticos e publicações colocaram o álbum em suas melhores listas de final de ano. Ele também ganhou quatro prêmios Grammy de Jay-Z e West de sete indicações e foi certificado como platina nos EUA.